Os municípios das regiões metropolitana e norte avançam para fase laranja
O governador Renan Filho (MDB) reuniu a imprensa nesta terça-feira, 14 para anunciar mais uma etapa do distanciamento controlado na capital alagoana e em mais duas regiões do Estado. Depois de apresentar dados atualizados da matriz de risco, Renan Filho disse que Maceió está pronta para avançar para a fase amarela, ou seja, reabertura de mais atividades não essenciais a exemplo de shoppings centers, bares e restaurantes e funcionamento dos transportes intermunicipais (confira abaixo).
O governo também avaliou que a região metropolitana de Maceió e a região Norte também estão aptas a sair da fase vermelha para a laranja, já que também apresentam queda nos gráficos. “Significa dizer que a gente sente cada dia mais a pandemia controlada e isso nos dá respaldo para dar passos seguros”, disse Renan.
A expectativa é que a reabertura dos setores ocorra na próxima segunda-feira (20), para evitar aglomeração neste fim de semana. Governo e Prefeitura de Maceió irão definir como se dará a fiscalização para garantir que não haja aglomeração. Questionado sobre a reabertura das academias, Renan Filho disse que deve se reunir com representantes do setor para pensar em formas seguras para reabrir os estabelecimentos. Até lá, continuarão fechadas.
No restante do estado a pandemia continua em situação estável, com alguns municípios apresentando uma crescente nos números, a exemplo das regiões Sul, Agreste e Vale do Mundaú. Por esta razão, o governo decidiu manter o restante dos municípios na fase vermelha, com manutenção do isolamento social.
Curva decrescente
Durante o detalhamento da Matriz de Risco, o secretário de Estado do Planejamento Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, mostrou que Maceió apresentou na semana epidemiológica número 28, o menor número de mortes das últimas 11 semanas, caindo de 100 mortes para 33, ou seja, 1/3 de mortes em relação ao pico da pandemia. Além disso, possui um total de 152 leitos ocupados, um percentual de 26%.
O governo também comemorou a redução da taxa de ocupação de leitos de UTI no estado, que atingiu uma média de 63%. Para o governador, isso demonstra diminuição da necessidade de internação hospitalar.
FASE AMARELA/ MACEIÓ
– Queda dos leitos clínicos 60% de leitos vagos
FASE LARANJA/ REGIÃO METROPOLITANA E NORTE
Salão de beleza e barbearia
Lojas e estabelecimentos de rua
Igrejas, templos e demais instituições religiosas