Atualmente o corpo celeste está perto de Marte e sua órbita deve cruzar a da Terra em cerca de um milhão de anos.
Duas adolescentes da Índia descobriram um asteroide cuja órbita deve cruzar a da Terra analisando imagens de um telescópio da Universidade do Havaí, informou um instituto de educação espacial indiano nesta segunda-feira (27).
Atualmente, o asteroide está perto de Marte e sua órbita deve cruzar a da Terra em cerca de um milhão de anos, segundo o SPACE India, instituto particular onde as duas meninas de 14 anos receberam treinamento.
“Estou ansiosa para quando tivermos a chance de batizar o asteroide”, disse Vaidehi Vekariya, que disse ter o sonho de ser astronauta.
O asteroide, chamado atualmente de HLV2514, só pode ser batizado oficialmente depois que a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) confirmar sua órbita, disse a porta-voz do Space India.
Asteroides e cometas representam uma ameaça em potencial à Terra, e cientistas descobrem milhares deles todos os anos. Em 2013, um asteroide mais pesado do que a Torre Eiffel explodiu sobre o centro da Rússia, e sua onda de choque deixou mais de 1 mil feridos.
As duas meninas de Surat, cidade do oeste da Índia, descobriram o objeto durante uma campanha de busca de asteroides conduzida pelo SPACE India em parceria com a Colaboração Internacional de Busca Astronômica (Iasc), grupo de cientistas afiliado à Nasa.
O diretor do Iasc, J. Patrick Miller, confirmou a descoberta, de acordo com um e-mail dele para as meninas verificado pela agência de notícias Reuters.
Elas usaram um software especializado para analisar as imagens captadas pelo telescópio Pan-STARRS no Havaí e fizeram a descoberta em junho, completou o SPACE India.