Covid-19: Maceió avança à fase azul a partir de segunda-feira (17)

Apesar da progressão, cinemas, museus e teatros seguem fechados e só serão reabertos na fase verde

Renan Filho

A partir da próxima segunda-feira (17) Maceió vai avançar com a reabertura gradativa de serviços não essenciais durante a pandemia de Covid-19, conforme previsto no plano de Distanciamento Social Controlado apresentado pelo governo do Estado. A análise das duas últimas semanas epidemiológicas aponta dados positivos para Maceió que vai para fase azul (risco moderado baixo). As demais regiões do estado que estavam na laranja (risco moderado alto) passam para a fase amarela (risco moderado), com exceção do médio e alto sertão.

Em entrevista coletiva na noite desta terça-feira, 11, o governador  Renan Filho explicou que a partir de agora, a capacidade de bares e restaurantes na capital serão ampliadas para 75% do total, assim como templos, igrejas e demais instituições religiosas. Contudo, apesar do plano prever que nesta fase cinemas, teatros e museus seriam reabertos, eles seguem fechados na capital, até o início da fase verde.

“A abertura de museus, teatros e cinemas será transferida para a fase verde por medidas de segurança”, explicou.

A transição foi indicada após apresentação dos números da Covid-19, com as bandeiras, ocupação de leitos, evolução de óbitos por semana epidemiológica, destacando a redução sequencial apresentada no estado e na capital, com tendência bem forte de queda em Maceió, apresentada pelo  secretário de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques.

Alagoas chega a 1700 óbitos pela Covid-19; Casos confirmados somam 68.935

“Independente dos números, o que é fundamental para continuar vencendo a Covid-19 em Alagoas é que o governo e os municípios sigam seu papel de cuidar das pessoas e os cidadãos sigam colaborando, mantendo distanciamento e usando máscara”, disse o governador, reforçando que esse somatório “vai nos fazer vencer a Covid-19 em Alagoas”.

O secretário de saúde, Alexandre Ayres, pediu para que as pessoas continuem vigilantes e não deixem de tomar medidas de segurança individuais, como lavar as mãos constantemente, usar álcool em gel, sempre sair de máscara e evitar aglomerações, sempre que possível.

O Protocolo Sanitário e de Distanciamento Social Controlado foi elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) do Governo de Alagoas, conduzido pelo Gabinete Civil e Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e da Fazenda (Sefaz), de forma conjunta com setores produtivos, representantes de sindicatos do Estado e membros da sociedade civil.

O que muda

A fase azul permite, em Maceió, que bares, restaurantes, templos, igrejas, instituições religiosas em geral aumentem seu público para 75% do aforo total. Já as academias, clubes e centros de ginástica continuam operando com 50% da capacidade na capital alagoana. O transporte intermunicipal também permanece com os atuais 50% da frota. Todos os setores autorizados a funcionar devem obedecer às medidas previstas no Protocolo Sanitário do Estado.

No interior, os municípios que passam à fase amarela poderão abrir bares, restaurantes, shoppings centers, galerias, centros comerciais e congêneres com 50% da capacidade; transportes intermunicipais e turísticos também poderão operar com 50% da capacidade; templos e igrejas com ampliação para 60% do público; e fica permitida a abertura de lojas e estabelecimentos de rua acima de 400 m².

A exceção são as cidades integrantes da 9ª e da 10ª Região Sanitária, que continuam na bandeira laranja. São elas: Água Branca, Canapi, Carneiros, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Inhapi, Mata Grande, Maravilha, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olivença, Olho d’Água do Casado, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário