Mateus Vital emplacou boa sequência no Corinthians desde que as competições voltaram, mas sofreu um pisão no confronto contra o Grêmio, precisou ser substituído ainda no primeiro tempo e pode ser desfalque para encarar o Coritiba nesta quarta-feira. A ausência do meia-atacante pode mudar a característica do setor ofensivo do Timão.
A presença de Vital para a partida contra o Coxa é incerta. Com pouco tempo de recuperação, Tiago Nunes pode ser forçado a substituí-lo, e a escolha pode implicar em um ataque mais vertical. Isso porque o camisa 22, meia de origem que tem atuado pelas pontas, tem como característica na criação de jogadas a associação com os companheiros, com trocas de passes e movimentações dinâmicas. Depois do empate contra o Grêmio, no último sábado, o técnico corintiano admitiu que a equipe precisa de mais velocidade no ataque.
“Precisamos encaixar um atacante de mais velocidade, que dê mais profundidade e se aproxime mais do Jô. São questões que temos que evoluir como equipe, mas que fazem parte de um processo de evolução natural, de construção de um time que não tinha essa característica de jogo”, declarou.
Assim, se quiser um ataque mais agudo, Tiago Nunes tem como principais opções Léo Natel e Everaldo. Ambos podem apresentar mais velocidade ao time, com capacidade para explorar mais jogadas individuais. O primeiro chegou ao Timão após a paralisação pela pandemia e entrou durante o segundo tempo nos confrontos contra Mirassol, Palmeiras (no jogo de ida da final do Paulista) e Grêmio. Já Everaldo, no clube desde o ano passado, tem 12 jogos na temporada, mas não entra em campo desde a partida de volta da decisão do estadual, quando entrou na segunda etapa.
Quem corre por fora é Gustavo Mosquito, que retornou do empréstimo no Paraná, na última semana, justamente para ser uma opção no elenco com característica de velocidade pela ponta. O jogador fez 13 jogos pela equipe paranaense em 2020, e marcou um gol.
Se Tiago optar por um dos dois, o torcedor corintiano pode ver uma equipe com mais velocidade pelas pontas, podendo até explorar mais jogadas de linha de fundo, procurando o centroavante Jô em cruzamentos, por exemplo.
Por outro lado, se preferir manter o estilo da equipe, o treinador pode escolher Ángelo Araos como substituto. O paraguaio, inclusive, foi quem entrou na vaga de Vital no jogo contra o Grêmio. Assim como Mateus Vital, Araos pode dar mais criatividade ao time, mas sempre com o passe como a principal qualidade.