Futebol

Mauricio Isla no Flamengo: tudo o que você precisa saber sobre a chegada do novo lateral rubro-negro!

Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal

Além de um super time, o Flamengo tem uma habilidade em repor jogadores e técnicos rapidamente. Foi assim com a contratação do espanhol Domènec Torrent para substituir Jorge Jesus e agora o chileno Mauricio Isla para o lugar de Rafinha que voltará ao futebol europeu, para o Olympiacos da Grécia.

“Nação, estou muito feliz em chegar ao Mengão”, essa foi a primeira frase do jogador de 32 anos, em um vídeo divulgado pela FLA TV, para anunciar a contratação do chileno. Ele será o número 44 do clube rubro-negro. O contrato dele com o Flamengo vai até dezembro de 2022.

Diferentemente do que aconteceu com o brasileiro Rafinha, o chileno não poderá ser liberado de graça para à Europa. Quem quiser tirar o experiente jogador do time carioca terá que pagar uma multa rescisória de 12 milhões de dólares, cerca de 65 milhões de reais.

A previsão de chegada de Maurício Isla ao Rio de Janeiro é no  próximo final de semana. Existe a possibilidade do jogador chegar antes e nos bastidores já se trabalha para isso. O Flamengo pretende que a estreia do jogador seja o mais rápido possível, até no máximo dia 30, ainda mais depois que o lateral João Lucas teve uma lesão muscular constatada e deve desfalcar o Flamengo. Ele será reavaliado nesta quinta no CT Ninho do Urubu.

O jogador de 22 anos atuava como titular pela segunda vez consecutiva, e pela primeira vez com a camisa 13 de Rafinha, no empate por 1 a 1 contra o Grêmio, no Maracanã. João Lucas deixou o gramado e em seu lugar entrou o lateral-esquerdo Renê, improvisado. O único lateral-direito agora do Fla é  Matheuzinho, da base.

Além desse problema na lateral, o Flamengo terá um dia de cobrança da torcida, pois dependendo dos resultados dos três jogos complementares da quarta rodada, o Rubro-negro poderá voltar ao Z-4. E no próximo domingo (23), clássico contra o Botafogo, no Maracanã, às 11h.

Enquanto o Fla arruma a casa na lateral, a expectativa pela chegada de Isla é grande. O chileno tem uma bela história com a seleção do seu país, mas não com clubes. Ele nunca atuou profissionalmente no Chile. PelaLa Roja, Isla é convocado desde 2007, o quinto jogador com mais partidas na história: 115. Personagem importante no bicampeonato da Copa América (2015 e 2016) e ainda disputou duas Copas do Mundo. O carinho dos chilenos por Isla é grande, principalmente em sua terra natal, a cidade de Buin (situada a 30km ao sul da capital Santiago), onde nasceu Mauricio. Ele teve uma rua batizada com o seu nome.

Com 1,76 m, Mauricio Isla é um jogador versátil, com vigor físico e ofensivo. Nas palavras de Reinaldo Rueda, comandante da seleção chilena e ex-técnico do Flamengo,  acredita no sucesso do jogador e dá dicas para o treinador espanhol Domènec Torrent:  “Pode jogar como volante e zagueiro”.

Em entrevista exclusiva ao repórter Ricardo Lay, do FOX Sports, Rueda falou sobre as qualidades de Maurício Isla e como ele se encaixa perfeitamente em qualquer esquema.

“Taticamente é muito inteligente. Tem uma compreensão de jogo excelente. Ele tem uma vocação ofensiva e se identifica com a filosofia e o conceito de jogo que o Flamengo tem. Sempre sair a buscar o jogo no campo rival. Maurício Isla vai ser importantíssimo nessa amplitude de campo, nos cruzamentos que realiza o Maurício nesta vocação ofensiva”, disse o comandante.

Isla tem uma característica que lembra o brasileiro Rafinha. O jogador construiu a sua carreira fora do país. Ao todo, foram treze temporadas no futebol europeu. O chileno foi formado nas categorias de base da Universidad Católica, mas seu primeiro clube foi a Udinese, que o contratou em 2007. Os italianos observaram a “joia” do futebol chileno quando ele foi destaque da campanha do terceiro lugar do Mundial Sub-20 daquele ano.

“Ele foi um dos pilares da seleção Sub-20 no Mundial do Canadá em 2007, onde atuou como meio-campista. Depois, Marcelo Bielsa levou Isla para o time principal e o colocou como lateral-direito. É um jogador com um grande vigor físico, o que permite percorrer todo o campo”, revelou Rueda.

Na Europa, passou pela Juventus. Contratado por 9,4 milhões de euros, o chileno fez parte da equipe que conquistou dois scudettos e três Supercopas da Itália. Isla defendeu outros clubes da Europa: Queens Park Rangers (Inglaterra), Olympique de Marseille (França), Cagliari (Itália) e Fenerbahçe (Turquia), seu último clube.

Maurício Isla estava parado e sem clube. Nessa temporada 2019/20, o chileno atuou em 19 partidas das 34 do Fenerbahçe no Campeonato Turco. O clube ficou apenas na sétima posição, fora da zona de classificação para competições europeias. O lateral-direito não fez gol, mas ajudou o time com três assistências. O lateral recebeu quatro cartões amarelos e um vermelho.

“Penso que ele é um excelente profissional, uma grande trajetória, mais de 10 anos na Europa com um grande sucesso. Tem um grande comportamento, um homem com muito temperamento, com muita disposição de trabalho e muita entrega”, afirmou Rueda.

Segundo a imprensa italiana, o Flamengo teria superado a concorrência do Valencia e do Betis, da Espanha, além do Boca Juniors, da Argentina, para contratar.

Maurício Isla nunca disputou uma Libertadores e será inscrito o mais rápido possível para a maior competição sul-americana e o Campeonato Brasileiro.

“Nação, estou muito feliz em chegar ao Mengão”.

Alô, torcida do Flamengo, o Isla está chegando!

Maurício Isla e a esposa e modelo Gala Caldirola estão ansiosos para chegar ao Brasil. Segundo uma entrevista recente ao programa chileno “Abrazo en Línea”, ela revelou que o casal quase terminou o casamento no começo da pandemia do coronavírus. A modelo e esposa ficou famosa por dançar no reality chileno “Bailando por un sueño”.

“O nosso foi apenas um conflito pessoal, comparado aos problemas de outros casais” , afirmou a modelo.

Os torcedores do Flamengo estão ansiosos com a chegada de Isla para ver o seu futebol. O site especializado “Sofascore” comparou os números dele e de Rafinha na temporada passada até o último jogo do chileno no dia 14 de março deste ano.

Mauricio Isla apresentou números superiores em diversos aspectos, como desarmes, assistências e grandes chances criadas.