Polícia

Duas pessoas são presas acusadas de aplicar “golpe do motoboy” em Arapiraca

Material apreendido – Ascom/PC

A Divisão Especial de Investigação e Capturas (DEIC) prendeu em flagrante, na cidade de Arapiraca, duas pessoas envolvidas com uma prática criminosa conhecida como “golpe do motoboy”.

O delegado José Carlos, titular da Seção de Crimes Cibernéticos, informou que os envolvidos vinham sendo procurados desde o dia 10 deste mês. Eles foram localizados na cidade de Arapiraca onde foram autuados por quatro crimes de furto mediante fraude. Suas vítimas, eram, preferencialmente, idosos.

O golpe

De acordo com o delegado, o criminoso se passava por funcionário de uma central de atendimento de banco para aplicar o golpe. “Pelo chamado golpe do “motoboy” um criminoso se passa por funcionário da central de atendimento de um banco e pede para a vítima ligar para o número no verso do cartão sob alegação de que houve uma compra não autorizada. A vítima coloca o telefone no gancho e inicia nova chamada para o número constante atrás do cartão. Ocorre que, na verdade, a chamada com o criminoso continua ativa e a vítima acredita ser uma nova chamada em razão de sons que simulam um atendimento bancário”, explicou o delegado José Carlos.

Ainda segundo o delegado, a vítima é orientada a entregar o cartão a um motoboy, que faz parte do grupo criminoso e usa os créditos do cartão da vítima para fazer compras com maquinetas em nome de laranjas.

Como se precaver

Agora a polícia segue investigando a participação demais integrantes. Para o delegado, José Carlos, o grupo age em Maceió e Arapiraca, tentando enganar principalmente idosos.

“A pessoa que receber uma ligação com alegação de que houve compra não autorizada e que deve retornar para o número atrás do cartão, deve desconfiar, pois pode ser golpe. Na dúvida, prefira ligar para o seu banco de um aparelho celular já que o golpe somente é possível se houver uso de ligação fixa”, concluiu a autoridade policial.