Saúde

Adolescente faz campanha para conseguir realizar transplante de córnea

Júlio Gabriel

Aos 16 anos, Júlio Gabriel sofre de um problema hereditário que atinge de 1 a 2% dos brasileiros, principalmente na infância e adolescência: o Ceratocone. Doença não inflamatória que afeta a estrutura da córnea, camada fina e transparente que recobre toda a frente do globo ocular.

O alagoano de Arapiraca chegou a fase mais severa da doença. Ele perdeu a visão do olho esquerdo e agora somente um transplante pode fazer com que ele volte a enxergar. No entanto, sua cirurgia custa aproximadamente R$ 15 mil e sua família não tem recursos para tal. Recentemente, ele iniciou uma campanha nas redes sociais pedindo ajuda para custear o procedimento.

Em entrevista ao Alagoas 24 Horas ele contou que está se valendo do alcance das redes sociais para fazer sua campanha. Segundo Júlio, uma das tarefas mais difíceis é vencer a timidez. “Tenho muitos sonhos, sou muito jovem e tenho uma vida inteira pela frente. É horrível a sensação de não poder enxergar. Mas sei que para Deus nada é impossível e eu vou conseguir fazer a cirurgia”, disse o estudante.

Ele conta que desde que descobriu o problema tem tentado não se desesperar. “Eu sou músico, toco trompete e quando estou muito preocupado e nervoso procuro estudar e tocar, que são coisas que me distraem muito”, conta.

Júlio está realizando a campanha pelo Instagram @julio_gabriel_santos. O telefone de contato do rapaz é: (82) 9 9602-1899.