Polícia

PF cumpre em Alagoas mandados contra desvios de recursos no combate à Covid-19

A Polícia Federal volta a cumprir mandados em Alagoas, nesta sexta (28), contra uma organização criminosa acusada de desviar recursos públicos, especialmente em contratos firmados para a gestão da saúde e combate à covid-19. Segundo a PF, também foram identificados lavagem de dinheiro por parte da organização criminosa.

A operação, denominada Tris in idem, conta com a participação de 380 policiais e cumpre mandados em sete estado e nos Distrito Federal (Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo e Piauí). Ainda de acordo com a PF, esta ação é um desdobramento da Operação Placebo, voltada para apurar atos de corrupção na prestação de serviços de implantação de leitos em Hospitais de Campanha e no fornecimento de ventiladores pulmonares e medicamentos.

Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de organização criminosa, da Lei 12.850/2013; peculato, corrupção ativa e corrupção passiva, previstos no Código Penal Brasileiro; e “lavagem de dinheiro”, da Lei 9.613/1998.

O cumprimento de mandados em Alagoas foi confirmado pela Superintendência da Polícia Federal em Brasília. A PF em Alagoas ainda não se manifestou sobre a ação ou possíveis alvos.