O Governo de Alagoas autorizou, através do decreto de nº 71.467, publicado na edição suplementar do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (30), o retorno do funcionamento de eventos sociais, corporativos e celebrações em todo o território alagoano, inicialmente, apenas em ambientes abertos.
Para que a realização dos eventos possa ser retomada, no entanto, foi divulgado um protocolo sanitário que deve ser seguido tanto pelos espaços contratados quanto pelos prestadores de serviços, a fim de controlar e evitar possíveis aglomerações que possam vir a ocorrer nas festividades. Dentre as medidas, está previsto o funcionamento com a capacidade máxima de até 300 pessoas, atuação de manobristas e escalonamento na saída do público dos eventos, para evitar cruzamento de fluxo.
O segmento foi o primeiro a ser paralisado e estava proibido de funcionar desde o dia 16 de março, ainda no início da pandemia no Brasil. O governador Renan Filho ouviu reclamações em tons de cobrança por parte do segmento que permaneceu sem a autorização necessária para funcionar mesmo após a liberação de bares e restaurantes, ainda em julho.
Parques
O novo decreto publicado ainda permite o funcionamento de parques de diversões situados em área pública e privada, assim como parques aquáticos. As medidas necessárias que devem ser tomadas pelos proprietários dos estabelecimentos na retomada estão dispostas na edição do diário oficial. O não cumprimento pode acarretar em punições.
Cinemas e Teatros
Apesar da liberação de eventos e parques, a medida sequer cita atividades como cinemas, teatros e museus, que permanecem sem autorização para funcionar em território alagoano.