Polícia

Dono de cão vítima de maus-tratos em Major Izidoro é identificado

Divulgação

Divulgação

O dono do cão, que sofreu maus-tratos na cidade de Major Izidoro, já foi identificado. A informação foi repassada nesta segunda-feira, 09, pela presidente da Comissão do Bem-Estar Animal da OAB/AL, Rosana Jambo.

Na semana passada, a OAB/AL foi acionada após o cão ter sido acolhido por uma moradora do município.  Por conta das condições físicas, a suspeita era de que o animal teve os olhos arrancados. No entanto, após passar pela avaliação de dois veterinários, o cachorro foi diagnosticado com Tumor Venéreo Transmissível (TVT).  

De acordo com Rosana Jambo, o dono do cão foi identificado e será responsabilizado por maus-tratos e desassistência médica. “Os olhos continuam no lugar, mas que ele tem câncer. Então, houve agressão, houve maus-tratos. Nós já temos o indicativo do dono, com o nome e com o endereço para entregar a delegada amanhã. Na dúvida se existiu ou não maus-tratos, nós já informamos que existiu maus-tratos porque houve desassistência médica veterinária para chegar ao nível de enfermidade que os populares supunham que os olhos tinham sido arrancados”, informou Jambo em entrevista à TV Pajuçara.

A advogada informou ainda que caso seja comprovado o crime, o dono do cão será enquadrado na Lei 14.064/20, que trata de crimes contra cães e gatos, com pena de prisão de 2 a 5 anos. O caso está sendo investigado pela delegada Daniela Alves.

“Ele tem um dono sim e será responsabilizado por maus-tratos e desassistência médica veterinária por conta da enfermidade não tratada deste animal. O que tudo indica é que a medida em que a doença foi se agravando, ele abandonou o animal para não prestar os devido socorros. O animal agora está se recuperando e pode ter uma vida normal basta seguir com os cuidados, quimioterapia e principalmente medicamentos. Enquanto isso, o ex-dono será devidamente responsabilizado e já possui um inquérito aberto pela delegada”, finalizou.