Maceió

Maceioenses reclamam de dificuldades para utilizar serviços online da Semec

Cartaz indica que cidadão dispõe de serviços online – Cortesia

Maceioenses que necessitam da emissão de guias para pagamento de impostos, taxas e tributos estão enfrentando dificuldades com os serviços online ofertados pela Prefeitura de Maceió. É o caso de Gustavo Souza, que é funcionário público estadual e está há dias tentando pagar o imposto sobre a transmissão de bens imóveis (ITBI) para registrar um imóvel que acabou de comprar.

Gustavo conta que foi até a sede da Secretaria Municipal de Economia, no Centro de Maceió, mas os serviços presenciais estão suspensos devido à pandemia do novo coronavírus. Na porta do prédio um cartaz indica que todo atendimento deve ser feito online através do portal: http://online.maceio.al.gov.br. Mas se engana quem pensa que a tarefa será simples.

O servidor estadual explica que conseguiu passar por várias etapas no preenchimento dos formulários até anexar os documentos referentes ao imóvel, mas não passou disto. A secretaria informa que o cidadão obterá o boleto solicitado em até 24 horas, caso esteja com toda a documentação correta e não haja débito. Mas Gustavo já está há cinco dias em espera.

Gustavo teve mais sorte que o aposentado Cláudio Galvão, que precisa pagar o ITBI de um imóvel que está tentando registrar. Ele está há duas semana sem conseguir vencer sequer a etapa inicial da emissão da guia. “Eu consigo fazer cadastro, fazer login, mas não preencher as guias”, explica.

Agendamento presencial

O aposentado conta ainda que no primeiro momento conseguiu um agendamento presencial, mas ao se deslocar até a sede da secretaria foi informado apenas que todo o processo para emissão da guia de pagamento tem que ser feita pela internet.

Além disso, o jornalista percebeu que surgiram inconformidades que estão travando o processo. Um exemplo disto é que o jornalista aparece como “transmitente” e “adquirente”, ou seja, aparece como vendedor e comprador ao mesmo tempo. 

 

 

 

Nota da Prefeitura de Maceió

Em nota, a Secretaria Municipal de Economia (Semec) informa que o Portal do Cidadão permaneceu e segue estável, mantendo os serviços de atendimento aos cidadãos, nesta quinta-feira.