Política

Renan Filho destaca legado de hospitais e estabilidade econômica em meio à crise mundial

Quanto ao combate à Covid-19, governador avalia endurecimento das medidas de distanciamento controlado.

O governador Renan Filho (MDB) se reuniu na manhã desta segunda-feira (21) com a imprensa do Estado para fazer um balanço das ações durante o ano. Durante o encontro, o chefe do executivo estadual classificou 2020 como o ‘ano mais desafiador para a humanidade’ devido à Covid-19 e todos os seus desdobramentos nas mais diversas áreas.

Em vídeo institucional apresentado à imprensa, foram apresentados os principais avanços obtidos pelo estado, como a maior operação de cessão do serviço público, que prevê investimentos de R$ 4,5 milhões no saneamento básico da capital, as metas atingidas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além da premiação internacional pelo programa Vida Nova nas Grotas.

Ao iniciar sua fala com a imprensa, o governador salientou que ninguém acreditava que aconteceria o que aconteceu este ano e destacou a adoção de medidas arrojadas, do ponto de vista sanitário, que resultou – até aqui – nos melhores resultados do país, com a menor taxa de letalidade devido à pandemia.

Apesar do bom desempenho até o momento, Renan Filho confirmou o aumento dos casos nas últimas duas semanas e antecipou que mesmo com número de casos na casa dos 20% do pico da doença no estado, ele deve anunciar o endurecimento de medidas no sentido de promover a segurança do cidadão. O governador adiantou, sem detalhes, que deverá ser reavaliado o funcionamento de bares e realização de eventos, que oferecem risco maior de aglomeração e, consequentemente, de contágio e não descartou a involução de fase.

O gestor, no entanto, destacou a importância de pactuar todas as medidas com os prefeitos eleitos que assumem já no dia 1º de janeiro. “Tem que ser pactuado com a nova leva de prefeitos, para que tenha resultado. Vamos tomar medidas para dar mais segurança e precisamos dar respostas a quem está se protegendo”.

Salários dos servidores

Um dos anúncios mais aguardados pelos servidores públicos estaduais, Renan Filho confirmou o pagamento de todas as faixas salariais antes do Natal. O pagamento ocorrerá na quarta (23) e quinta (24). Segundo o governador, o esforço ocorre para atender as expectativas do setor produtivo, estimulando o comércio. E antecipou que em 2021 irá fazer o esforço para realizar o pagamento do salário de todos os servidores para dentro do mês e confirmou o ciclo de concursos públicos para 3 mil professores, 1.500 vagas para saúde e contratação de agentes da segurança pública.

Legado histórico

Renan Filho destacou aquele que ele considera o maior legado deste ano de 2020, em meio a pandemia do novo coronavírus, a construção de hospitais permanentes, que irão atender a população de todo o Estado.

De acordo com o gestor, diferente de outros estados que montaram e desmontaram hospitais de campanha, o Governo de Alagoas entregou três hospitais no Estado além de melhorar o Hospital da Mulher e deve entregar mais um hospital no começo do ano, na cidade de Delmiro Gouveia.

Lembrou, ainda, que na última pandemia, a Gripe Espanhola, apenas um hospital foi construído no Estado e que agora três unidades foram entregues à população alagoana. E salientou que estes equipamentos foram determinantes, além das medidas de isolamento, para os bons resultados no combate à covid em AL, que mostram o estado com o segundo melhor desempenho.

Estabilidade financeira

Na avaliação do governador, todos os avanços obtidos por Alagoas têm como sustentação a estabilidade financeira do Estado, evidenciado pela recuperação do Produto Interno Bruto (PIB) mesmo em meio a uma das maiores crises que assola o país. Para Renan Filho, Alagoas será um dos poucos estados do país que deverá registrar crescimento graças à saúde financeira e gestão fiscal.

Segundo Renan Filho, essa ‘sustentabilidade robusta’ permitiu investimentos na saúde, melhorias na educação e redução de violência.

O governador destacou obras estruturantes como a duplicação da rodovia Maceió/Arapiraca, a liberação, no dia 23, do fluxo de trânsito do viaduto da PRF, além de discussões para construção de aeroportos em cidades do Estado.

Primeira Infância

Outro projeto ambicioso anunciado pelo chefe do Executivo para 2021 passa pela criação de um programa definitivo que visa conceder auxílio de R$ 100,00 para cerca de 200 mil famílias alagoanas abaixo da linha de pobreza. O projeto Criança Alagoana (CRIA) será financiado com recursos próprios e prevê o apoio a famílias inscritas no Cadúnico com crianças até os cinco anos.

Aulas presenciais

Renan Filho também anunciou a retomada das aulas presenciais, a partir de 21 de janeiro de 2021. O gestor informou que está finalizando o decreto, que inicialmente prevê a retomada de aulas presenciais para 30% dos alunos das redes pública do Estado. Segundo Renan Filho, não dá mais para manter as aulas remotas, desde que a Covid esteja sob controle.