Futebol

160 anos do Boxing Day: o que aconteceu com Sheffield FC e Hallam FC, que fizeram o primeiro jogo da história do futebol

Montagem ESPN

Montagem ESPN

Há exatos 160 anos, Sheffield FC e Hallam FC enfrentaram-se no estádio Sandygate no que é conhecido como o primeiro jogo da história do futebol.

Desde então, muita coisa mudou, inclusive o próprio conceito do jogo, uma vez que a partida foi disputa sob as ‘Regras de Sheffield’, que continham apenas alguns aspectos do futebol que é jogado atualmente.

À época, a realidade do esporte era diferente não apenas por isso, considerando que o futebol não parecia ser algo de grande pretensão no momento de seu início. O livro “A Pirâmide Invertida: A História da Tática no Futebol” destaca que o Sheffield FC foi fundado em 24 de outubro de 1857 “inicialmente para que jogadores de críquete mantivessem a forma durante o inverno”.

Assim, Nathaniel Creswick e William Prest possivelmente não tinham ideia do alcance que teria aquele esporte quando fundaram o Sheffield FC.  Aliás, talvez eles nem imaginassem que seu clube e o Hallam FC seguiriam ativos 160 anos após o fatídico jogo entre as equipes em 26 de dezembro de 1860, assim como o palco da partida vencida pelo Sheffield FC por 2 a 0 – o Sandygate permanece como o estádio mais antigo do mundo. Nenhum dos dois seguiu o caminho do profissionalismo, mas Sheffield FC e Hallam FC disputam ligas que estão englobadas na oitava e décima divisões do futebol inglês, respectivamente.

“Nos primeiros anos, os dias de atletismo eram eventos maiores do que o futebol! Eu não acho que eles perceberam naquela época quão importante foi a invenção dos clubes de futebol e a que isso levaria, então, infelizmente, não houve muitas relíquias guardadas”, conta Andy Dixon, historiador do Sheffield FC, ao blog.

Pode não haver objetos para exposição, mas o mais importante foi mantido: a memória do início do futebol. A existência de ambos os clubes até hoje é a prova disso, e eles fazem questão de manter viva a primeira página do esporte, tanto que costumam se enfrentar em amistosos de pré-temporada.

Por falar em amistoso, um jogo recente foi outra prova de que os pioneiros do futebol seguem firmes em sua missão de manter viva a história.

“Nosso maior público é de anos recentes, foi uma capacidade máxima em um amistoso contra o Sheffield United em 2019, que teve 1.080 torcedores se espremendo em Sandygate. Nossa média de público é 250. (O técnico) Chris Wilder trouxe um time forte que incluía novas contratações naquele momento: Lys Mousset e Ravel Morrison. Ídolos como Mark Duffy e Leon Clarke também jogaram pelos Blades”, diz Ian Jones, gerente de mídia do Hallam FC, ao blog. “O Hallam colocou um time forte contra a equipe da Premier League, mas perdeu por 3 a 0 no fim das contas graças a dois gols de Clarke e um de Mousset.”

Ou seja, se você comemora o fato de poder assistir a quatro partidas na ESPN Brasilda Premier League neste sábado de Boxing Day, inclusive com o Sheffield United em campo, não esqueça de agradecer ao Sheffield FC e ao Hallam FC.