AstraZeneca informou que a nova fórmula é uma variação da original
A biofarmacêutica britânica AstraZeneca afirmou que encontrou uma vacina 100% eficaz contra formas graves da Covid-19. O diretor-geral da farmacêutica, Pascal Soriot, acredita que essa é a “fórmula vencedora” contra a doença. A agência reguladora do Reino Unido está com as informações do imunizante e deve se pronunciar nos próximos dias. As informações são do jornal britânico Sunday Times.
“Descobrimos como conseguir uma eficácia que, depois de duas doses, terá uma porcentagem alta, como os outros imunizantes divulgados até agora”, explica o executivo, em entrevista ao Sunday Times.
A AstraZeneca, responsável pela vacina de Oxford, informa que a nova fórmula é uma variação da original. O medicamento sofreu críticas após divulgar os últimos resultados de eficácia, que ficaram entre 70% e 90%.
Os melhores índices foram alcançados por acaso, devido a um erro na dosagem, e só incluíram pacientes com menos de 58 anos. Segundo Soriot, a empresa esperava que as pessoas ficassem desapontadas com os resultados, mas não a “tempestade” que foi criada depois da divulgação dos dados. A farmacêutica resolveu fazer novos testes para confirmar a eficácia.
A vacina de Oxford é a grande aposta do governo brasileiro e uma das imunizações mais baratas produzidas contra a Covid-19: será comercializada a US$ 4 (R$ 20). O produto também não exige condições de armazenagem diferentes das que o país já possui.
A AstraZeneca garantiu ainda que a vacina deve funcionar contra a nova variante do coronavírus, mas irá testá-la para ter certeza. A farmacêutica ainda pontuou que já está preparando novas versões caso não funcione.