Praia Grande decidiu não fechar as praias durante o Ano Novo e registrou aglomeração no primeiro dia do ano.
Praia Grande, no litoral de São Paulo, tem praias cheias e banhistas desrespeitando o uso de máscara nesta sexta-feira (1º). Imagens obtidas pelo G1 mostram centenas de moradores e turistas na faixa de areia e no mar, aglomeradas e sem usar o equipamento obrigatório para evitar a infecção pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
A cidade da Baixada Santista decidiu não fechar as praias durante o Ano Novo. Apesar de ter realizado barreiras sanitárias nas duas entradas da cidade, na Avenida Ayrton Senna e na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, o município ainda recebeu grande número de turistas.
Ao todo, mais de 361 mil veículos desceram a serra em direção ao litoral paulista desde o dia 28 de dezembro, conforme informou a concessionária Ecovias, responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). Com as praias de Santos, Guarujá, São Vicente e Bertioga fechadas, boa parte dos turistas optou por ir para Praia Grande.
Mesmo com sol entre nuvens, houve grande movimento nas praias da cidade. Nas imagens, é possível ver pessoas caminhando, tomando sol e banho de mar sem usar máscara de proteção. Os registros mostram, também, banhistas se aglomerando na faixa de areia em guarda-sóis.
Praias
Santos, São Vicente, Bertioga e Guarujá, no litoral de São Paulo, mantiveram as praias fechadas durante o Ano Novo. A medida foi tomada para evitar aglomerações e a contaminação pelo novo coronavírus. Por sua vez, Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe resolveram manter as praias liberadas, após o Governo do Estado anunciar que não se responsabiliza pela fiscalização nos municípios.
O bloqueio às praias durante o réveillon, como medida para evitar aglomerações na orla, foi definido pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) na semana passada. A decisão foi anunciada pelo presidente do grupo e prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).
As cidades da Baixada Santista permaneceram na fase amarela, apesar da decisão do governo estadual, de que as cidades voltassem para a fase vermelha, permitindo que apenas serviços essenciais poderiam funcionar nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1º, 2 e 3 de janeiro.
Veja a situação das praias na Baixada Santista no Ano Novo