Talvez nem o mais esperançoso dos palmeirenses esperasse uma noite como a da última terça-feira (5), em Buenos Aires. Com uma atuação irretocável, o Palmeiras aplicou um 3 a 0 em cima do River Plate, pela partida de ida da fase semifinal da Conmebol Libertadores.
Além de colocar o time brasileiro muito perto da classificação para a grande final, a acachapante vitória ainda fez história na Argentina. O revés para o Verdão foi a pior derrota em casa da chamada ‘Era Gallardo’ no River Plate. Contratado em 2014, o treinador mudou os Millonarios de patamar e ainda não tinha sofrido uma derrota tão dura em seus domínios.
A última derrota por três ou mais gols de diferença em casa sofrida pelo River havia sido em dezembro de 2010. Na oportunidade, o Estudiantes aplicou um 4 a 0 em cima dos Millonarios.
Desde que chegou ao clube, há pouco mais de seis anos, Muñeco viu o River Plate perder por três ou mais gols em apenas seis oportunidades. A pior delas foi para o Talleres de Córdoda, no dia 28 de outubro de 2017, pelo Campeonato Argentino.
Outro clube que impôs tal resultado ao River Plate foi o Barcelona. Liderado à época pelo famoso trio ‘MSN’, composto por Messi, Suárez e Neymar, a equipe de Luis Enrique atropelou os argentinos na grande final do Mundial de Clubes de 2015 com um triunfo por 3 a 0.
Na atual edição da Libertadores, é a segunda vez que o River de Gallardo perde por 3 a 0. A primeira havia sido na altitude de Quito, para a LDU, ainda na fase de grupos.
Na próxima terça-feira, em São Paulo, o River precisa de uma vitória por mais de três gols de diferença para ir à final da Libertadores. Por conta da regra do gol fora, qualquer vitória por três gols de diferença que não seja por 3 a 0, que levaria a decisão para os pênaltis, dará a classificação ao Palmeiras.
Veja abaixo todas as derrotas por três ou mais gols da Era Gallardo no River:
Palmeiras, 2020: 3 a 0 (Libertadores)
LDU, 2020: 3 a 0 (Libertadores)
Atlético Tucumán, 2019: 3 a 0
Talleres, 2017: 4 a 0
Jorge Wilstermann, 2017: 3 a 0 (Libertadores)
Colón, 2016: 4 a 1
Barcelona, 2015: 3 a 0 (Mundial)
Independiente, 2015: 3 a 0