Futebol

Neymar aparece atrás de 11 brasileiros, despenca e fica fora até de top 100 de mais valiosos em estudo

O ano não começou muito bem para Neymar, que, em estudo publicado pelo CIES (Centro Internacional de Estudos Esportivos), ficou fora da lista dos cem mais valiosos do mundo.

O relatório do Centro foi divulgado nesta quarta-feira (6) e trata-se de uma avaliação dos jogadores das cinco principais ligas da Europa (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França). O brasileiro não foi nem citado.

A situação é curiosa porque Neymar apareceu na 37ª colocação (em junho de 2020) e 19ª (em janeiro de 2020), avaliado em 82,7 milhões de euros e 100,4 milhões de euros, respectivamente.

Agora, despencou para baixo de nomes como Pedri González, do Barcelona, Declan Rice, do West Ham, Mikel Oyarzabal, da Real Sociedad, Jules Koundé, do Sevilla, entre outros casos curiosos.

Há 11 brasileiros na lista: Roberto Firmino, do Liverpool, Gabriel Jesus, do Manchester City, Richarlison, do Everton, Ederson, do Manchester City, Marquinhos, do Paris Saint-Germain, Alisson, do Liverpool, Rodrygo, do Real Madrid, Vinicius Jr., do Real Madrid, Philippe Coutinho, do Barcelona, Casemiro, do Real Madrid, e Renan Lodi, do Atlético de Madrid.

A lista ainda tem Jorginho, do Chelsea, que se naturalizou italiano.

A liderança da lista é do inglês Marcus Rashford, do Manchester United, avaliado em 165,6 milhões de euros (cerca de R$ 1,07 bilhão). O top cinco ainda tem: Erling Haaland, do Borussia Dortmund, com 152 milhões de euros; Trent Alexander-Arnold, do Liverpool, com 151,6 milhões de euros; Bruno Fernandes, do Manchester United, com 151,1 milhões de euros, e Kylian Mbappé, companheiro de Neymar no Paris Saint-Germain, com 149,4 milhões de euros.

Desde 2013 o CIES faz o levantamento considerando idade do jogador, apelo no mercado, interesse, possibilidade de negociação, duração do contrato atual, entre outros fatores.

Neymar está com 28 anos e tem contrato com o PSG até 30 de junho de 2022. De acordo com o TransferMarkt, está avaliado em 128 milhões de euros (R$ 832 milhões). Se o valor valesse para a CIES, ele seria o 13º da lista divulgada.