Interior

Paciente de 108 anos se recupera e recebe alta do Hospital Metropolitano de AL

Catarina Magalhães

Já recuperada da Covid-19, Clotilde Maria da Silva agora recebe o carinho da família no aconchego do lar

Mais que uma história de superação, Clotilde Maria da Silva é exemplo de resistência. Com 108 anos de vida, ela foi internada no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, e venceu o coronavírus após ser tratada em um ambiente humanizado.

Natural de Messias, a centenária Clotilde Maria da Silva sentiu cansaço no início de dezembro e buscou ajuda médica em sua cidade natal. Em uma unidade municipal, ela realizou o teste rápido para a Covid-19 e o resultado foi positivo para a doença provocada pelo novo coronavírus.

Transferida para realizar o tratamento na capital alagoana, a paciente foi recebida pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tabuleiro do Martins. Após ser estabilizada, Clotilde Maria da Silva foi transferida para o Hospital Metropolitano de Alagoas, aonde recebeu todo tratamento necessário para a sua recuperação.

Simone da Silva, neta da paciente, acompanhou todo o tratamento e relatou os cuidados que os profissionais de saúde dispensaram à avó. “Deu para perceber que eles [os profissionais de saúde] não estavam ali por dinheiro e, sim, por amor. Conseguíamos ver o brilho no olhar deles”, ressaltou.

A neta da centenária Clotilde Maria da Silva disse que passar o Natal e o Réveillon com a avó internada foi triste, mas o atendimento da equipe multidisciplinar amenizou o sofrimento da família. “No começo dava aquela tristeza, mas eu queria está perto da minha avó, não queria deixá-la só no hospital. Mas o cuidado dos profissionais com ela era tão grande, que entendi que ela estava em boas mãos”, salientou.

Para o diretor do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) e secretário executivo de ações de saúde, Marcos Ramalho, as palavras da neta de Clotilde Maria da Silva comprovam que o atendimento humanizado da unidade hospitalar é eficaz. “O Hospital Metropolitano de Alagoas tem como base o atendimento humanizado e relatos como esses nos deixam felizes, sabendo que estamos indo pelo caminho certo”, ressaltou.