Maceió

Secretaria muda metodologia de vacinação de idosos; 1.650 já foram imunizados

Após a polêmica envolvendo suposta fraude na vacinação de uma idosa, na abertura do processo de imunização dos idosos acima de 85 anos na capital alagoana, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou que o protocolo foi alterado. A partir desta sexta (29), o técnico irá apresentar a seringa antes e depois da vacinação, para atestar que o imunizando foi aplicado. RELEMBRE AQUI.

Nesta quinta, familiares denunciaram que uma anciã de 96 anos não teve a vacina injetada, sendo simulado pela técnica de enfermagem. Familiares denunciaram o caso ao Ministério Público e a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Saúde, alegou que o episódio se tratou de ‘falha humana’ e que a profissional – que foi afastada – tem bom histórico profissional.

Outro ponto negativo do início da vacinação foram as longas filas formadas nos pontos de vacinação. Segundo relato de familiares, os idosos permaneceram mais de quatro horas dentro dos carros à espera da vacinação, que ocorre simultaneamente no drive-thru instalado no estacionamento do bairro do Jaraguá, Shopping Pátio, no acesso ao Benedito Bentes, e Maceió Shopping, em Mangabeiras, das 10h às 16h.

Nesta quinta foram imunizados 1.650 idosos, sendo 340 no Maceió Shopping, 560 no Pátio Shopping, 720 em Jaraguá e 30 acamados. O Gabinete de Gestão Integrada para o Enfrentamento da Covid-19 disse que não há necessidade de “correria” e que a capital possui 6.800 doses para 6.500 idosos na faixa preconizada pelo Ministério da Saúde.

Como funciona

A imunização ocorre das 10h às 16h no drive-thru do Estacionamento do Jaraguá e nos pontos fixos nos estacionamentos dos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Benedito Bentes).

Idosos acamados com 85 anos ou mais podem ser vacinados em casa. Para isso, O Município disponibilizou o telefone 3312-5589, para cadastramento, bem como o e-mail acamados85mais@sms.maceio.al.gov.br.

Os dois serviços estarão disponíveis das 8h às 17h, exclusivamente para cadastramento. Os canais não são para tirar dúvidas. No caso dos cadastramentos via e-mail, é obrigatória a inserção de todas as informações solicitadas, caso contrário o cadastro não será validado. É necessário inserir no e-mail nome completo, idade, data de nascimento, CPF, endereço completo, ponto de referência, contato e nome do responsável.