Brasil

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é eleito o melhor do Brasil e o 25º do mundo, segundo site de viagens

Ponto turístico é o único brasileiro na lista. Premiação é feita baseada nas avaliações e comentários feitos pelos visitantes de cada local.

Trilha dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros passa por rios — Foto: Marcello Dantas/Leve de Viagem

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado em Alto Paraíso de Goiás, no nordeste do estado, foi eleito o melhor do Brasil e o 25º do mundo,segundo um levantamento do site de viagens Tripadvisor. A lista é feita com base na qualidade e quantidade de avaliações e comentários feitos pelos próprios turistas.

O parque é o único do Brasil na lista, que é encabeçada pelo Parque Nacional do Serengeti, na África, e conta com outros locais mundialmente reconhecidos, como o Grand Canyon, nos Estados Unidos, Torres del Paine, no Chile, e Kilimanjaro, também na África.

Viajantes que vão ao parque da Chapada dos Veadeiros contam que o reconhecimento é merecido por diversos fatores, que envolvem a localidade ao redor do ponto turístico. As trilhas, a beleza das cachoeiras, a energia mística e o próprio Cerrado estão entre os itens que fazem o local se destacar não só no Brasil.

O fotógrafo Marcello Dantas se lembra do impacto que teve na primeira vez que visitou o lugar. “Era julho, então estava aquele céu azul, um calor durante o dia, água geladíssima e, a noite, frio. Eu não imaginava que tivesse tanta água. Fiquei chocado com o tamanho dos cânions e a cor das pedras. É muito precioso do que temos aqui”, contou.

Marcello já viajou vários países visitando parques nacionais e escalando junto com a namorada. No Brasil, já passou por locais como a Chapada Diamantina (BA) Lençóis Maranhenses (MA). No exterior, conheceu a Cappadocia, na Turquia, e Doi Suthep-Pui, na Tailândia. Para ele, a Chapada dos Veadeiros realmente merece estar na lista dos melhores destinos do mundo.

“Lá tem uma boa estrutura, não só dentro do parque, que tem a recepção, informações, mas também ao redor, na cidade. Você não precisa de guia, então tem uma certa liberdade de fazer o seu ritmo, no seu tempo. Em outros locais é diferente”, contou.

“Faz jus pelo clima, pela água, pela capacidade do bioma Cerrado ser o que é. Não tem grandes alterações, como ter neve e você não conseguir aproveitar. E tem várias paisagens no mesmo lugar ao longo do ano, de acordo com a seca ou a chuva”, completou.

A entrada do parque fica na Vila de São Jorge, distrito de Alto Paraíso de Goiás. As ruas de terra, além das casas e comércios decorados com cristais, mandalas e até extraterrestres dão um clima místico à região. Muitos turistas relatam a energia positiva e tranquilidade do lugar.

A publicitária e fotógrafa Rayssa Guth conheceu o parque em 2019. Ela conta que um dos pontos que mais a encantou foi essa energia que muitos turistas relatam ao visitar.

“A experiência que eu tive foi de contemplar a natureza, respirar um ar puro, ver a corrente de água e ter várias epifanias. Eu produzi poemas atrás de poemas. Contemplando a natureza, eu consegui sintetizar alguns aprendizados que eu estava gerando naquele ano. Mesmo que fosse cansativo fazer a trilha, eu consegui sair do peso do trabalho, do dia a dia, para respirar a natureza”, disse.

Reconhecimento
Rafael Ferraz diretor da Sociparques, empresa responsável por administrar o parque, disse que o prêmio é motivo de muito orgulho para toda equipe e vem coroar um trabalho bem feito que é desenvolvido.

“Reflete o nosso profissionalismo. Nossos funcionários são constantemente treinados para atender com entusiasmo, sempre com um sorriso no rosto”, disse.

Ele destaca ainda que um diferencial do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é a diversidade de opções. “Ele tem uma beleza cênica, natural. Você tem cachoeiras, mirantes, a possibilidade de avistar a fauna do Cerrado. E não é mérito só da Sociparques, mas do Instituto Chico Mendes, que promove toda conservação da cadeia de ecossistema”, disse.

Com o prêmio, a expectativa é que mais turistas passem a visitar o local. Atualmente, aos finais de semana, passam pelo parque cerca de 400 pessoas por dia. Já durante a semana o número é de aproximadamente 250 por dia.

Para atender essa demanda, a empresa informou que reformou o centro de visitantes, instalando também uma loja de souvenirs e uma lanchonete. Além disso, deve implementar em breve um sistema de transporte interno para atender os turistas.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
O parque foi criado em 1961 e, atualmente, tem 240 mil hectares. Ele pode ser visitado durante todo o ano. Geralmente, o período de seca vai de maio a outubro. Já entre novembro e abril, as chuvas dão outra experiência aos turistas.

Estão abertas a visitação quatro trilhas diferentes, com variados graus de dificuldade. Atualmente, o local é administrado pela empresa SociParques. A entrada varia de R$ 4 a R$ 36, dependendo da origem de cada visitante.

O horário de visitação é de segunda a sexta, das 8 às 18h e, aos finais de semana, das 7h às 18h. Entretanto, a entrada só é permitida até as 12h, para garantir que o turista consiga fazer o percurso a tempo.

Para chegar ao parque, saindo de Brasília, o acesso é pela BR-020, sentido Formosa. No trevo da cidade, o turista deve entrar na BR-010, em direção a Alto Paraíso de Goiás. A partir daí, ela passa a se chamar GO-118. Ao chegar em Alto Paraíso, o viajante deve pegar a GO-239 por 36 km até a entrada do ponto turístico.