Interior

Prefeitura de Santana do Mundaú deve apresentar projeto para resolver problemas de cemitério

Ministério Público afirma ter recebido informações sobre condições precárias de infraestrutura, com carência de espaços para novos sepultamentos na cidade

Reprodução Google

Santana do Mundaú

A prefeitura de Santana do Mundaú deve apresentar projeto com a finalidade de efetuar ampliação do espaço e melhorias físicas no cemitério público do município. A exigência foi feita pelo Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de União dos Palmares/AL, nesta sexta-feira, 29.

O Procedimento Administrativo foi instaurado para que sejam adotadas providências pelo Poder Executivo Municipal com intuito de solucionar problemas relacionados a sepultamentos na cidade, após o promotor de Justiça, Carlos Davi Lopes, ter recebido informações de que o cemitério da referida cidade encontra-se em condições precárias de infraestrutura, com carência de espaços para novos sepultamentos.

Pelos relatos recebidos, o cemitério de Santana do Mundaú não tem mais espaço e, inclusive, que as vias de acesso foram transformadas em túmulos, dificultando as chegadas das urnas para o sepultamento. Tal realidade agride totalmente a dignidade e viola os direitos fundamentais do ser humano. Além da perda de um ente querido, as pessoas não podem passar por mais uma dor que é de não terem onde sepultá-los ou, ainda, se já existir o local certo, da família, serem submetidas a constrangimentos”, esclarece o promotor.

Ainda segundo o promotor, a finalidade é de acompanhar a política pública de assistência à família do morto com a disponibilização de um cemitério público que respeite a dignidade do ser humano.

De acordo com os arts. 129, IV, da CF; 26, I, da Lei 8.625/93 e da Resolução 174/2017, o  é a maneira adequada de formalizar o acompanhamento de políticas públicas.