Futebol

Quatro times uruguaios dizem ‘não’ à Libertadores agora, e Liverpool fica com vaga na fase prévia; entenda

Divulgação

Divulgação

Nesta segunda-feira, o Liverpool, do Uruguai, se classificou para a fase prévia da próxima Conmebol Libertadores de forma bizarra.

Isto porque o Campeonato Uruguaio só irá acabar em abril, mas os classificados para a fase prévia da competição têm que estar definidos agora, já que ela seria iniciada no final de fevereiro.

Com isso, restou à Federação Uruguaia perguntar aos clubes se preferem já jogar a fase prévia ou aguardar até abril, de forma que possam tentar a vaga direta na fase de grupos de acordo com o posicionamento final na tabela.

Após o questionamento, Nacional, Montevideo City Torque, Peñarol e Rentistas, os quatro primeiros colocados, se recusaram a entrar na fase preliminar e disseram que irão buscar a vaga direta.

Com isso, a vaga caiu no colo do Liverpool, que atualmente está em 5º na tabela de classificação geral, mas acabou sendo o indicado pela Federação à Conmebol para jogar a fase prévia na posição “Uruguai 4”.

Assim, a equipe azul e preta irá para o confronto contra a Universidad Católica, do Chile. O duelo de ida será em 23 de fevereiro, no Uruguai.

Agora, a Federação Uruguaia fará novo “processo seletivo” nos mesmos moldes em 21 de fevereiro para tentar definir a posição “Uruguai 3”, que entrará na 2ª fase da Libertadores.

Caso o Liverpool seja eliminado pela Universidad Católica, porém, ele não poderá entrar na Libertadores 2021, mesmo que termine na zona de classificação do Campeonato Uruguaio.