Brasil

Dois alagoanos morrem e outro fica ferido após acidente em barragem no CE

Acidente em barragem do projeto de Transposição do São Francisco, em Brejo Santo, Sul do Ceará, deixa três mortos — Foto: Antônio Rodrigues/SVM

Dois alagoanos, identificados como Mizael Brasil dos Santos, 32 anos, e Heyder Pereira da Silva, 35 anos, morreram, na segunda-feira, 08, após a tubulação de uma barragem do Reservatório de Atalho, no município de Brejo Santo, no Ceará, romper. Com o acidente, o engenheiro mecânico, Nivaldo Bueno de Camargo, 69 anos,  morreu e o alagoano, Valdir Fernando dos Santos, de 57 anos, ficou ferido.

Por volta das 16h30 de ontem, os operários realizavam testes operacionais no sistema da barragem quando houve o rompimento de uma válvula. Eles foram atingidos pela água e três acabaram morrendo. O auxiliar mecânico, Valdir Fernando, recebeu o jato d’água quando estava embaixo da tubulação, ficou sem consciência e só acordou quando já estava na ambulância. Ele foi levado a uma unidade hospitalar e recebeu alta médica ainda na noite de ontem.

Por meio de nota, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) lamentou as mortes dos operários e confirmou que as vítimas trabalhavam nos testes operacionais da tomada d’água do reservatório.

O MDR disse ainda que as causas do acidente ainda estão sendo apuradas. Informações preliminares apontam que não há vazamentos na estrutura da barragem. Assim sendo, a população que vive nas imediações não corre riscos.

O Secretário Nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa, esteve nesta manhã, junto com o Consórcio Operador e equipe técnica do ministério, no local avaliar a situação e tomar as medidas necessárias.

Uma perícia será realizada no local para averiguar as caudas e responsabilidades pelo acidente.

Facebook

Facebook

Mizael Brasil, Heyder Pereira e o operário que sobreviveu, Valdir Fernando, são naturais de Delmiro Gouveia (AL) e estariam no Ceará para a manutenção da barragem. Ainda não há informações sobre o sepultamento dos trabalhadores que não sobreviveram ao acidente.

Pelas redes sociais, amigos e familiares lamentaram as mortes os trabalhadores. “Ele foi um bom amigo, adeus meu bom amigo, e que você descanse em paz. (sic)”, disse um amigo de Mizael  em sua página do Facebook.

Confira nota do MDR:

O Ministério do Desenvolvimento Regional lamenta a morte de três trabalhadores em um acidente ocorrido na Barragem de Atalho, município de Brejo Santo – CE. As vítimas atuavam nos testes operacionais da tomada d’água do reservatório.
As causas do acidente ainda estão sendo apuradas. O rompimento de uma tubulação ocorreu quando eram realizados testes no sistema da barragem, na tarde desta segunda-feira, por volta das 16h30, provocando a morte dos trabalhadores.
As informações preliminares indicam que a estrutura da barragem não foi afetada e que não há vazamentos. A população que vive nas proximidades da estrutura está segura e não corre riscos.
O Secretário Nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa, irá ao local na manhã desta terça-feira para, em conjunto com o Consórcio Operador e equipe técnica do ministério, avaliar a situação e tomar as medidas necessárias.
Todo o apoio será dado às famílias das vítimas.
Será realizada uma perícia para averiguar as causas e responsabilidades pelo acidente.
O reservatório tem capacidade de 100 milhões m3, mas o volume atual era de 90 milhões m3. No momento do acidente, 20 trabalhadores estavam no local.