Zona da Mata

Em meio a pandemia, moradores reclamam de falta de água em União dos Palmares

Em tempos de pandemia manter em dia a higiene pessoal é algo primordial para afastar o risco da Covid-19. Mas como seguir com os hábitos de tomar banho e lavar as mãos regularmente sem água nas torneiras? Este é um dos problemas que os moradores do bairro Mutirão, em União dos Palmares, zona da mata alagoana, têm enfrentado.

De acordo com a moradora Rose, da Rua Santo Amaro, a falta de água no bairro é constante. É assim sempre. Sempre foi assim. Desde que moro nessa casa que falta [água] semanas, as vezes oito dias sem água. Vai fazer quatro anos que estou aqui, e nunca vi água uma semana inteira”.

Para conseguir tomar banho e lavar roupas, a dona de casa recorre a ajuda do esposo, que busca água em outra localidade. “Eu só tenho dois baldes, que estão secos, para passar cinco dias. Minha sorte é que meu marido vai buscar água”, disse.

Segundo os moradores, apesar da falta de água, as faturas continuam chegando em dia sem alteração no valor a ser pago.  “Se a gente tiver dois boletos de água, com certeza no próximo eles emitem um aviso de corte”, ressaltou Rose.

No mês passado, em entrevista ao site BR-104, o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Célio Pereira, explicou que a Estação de Tratamento de Água (ETA) está saturada há mais de 30 anos e já não supre mais a demanda da população. Em alguns horários, há diminuição da pressão da água nos bairros devido ao consumo elevado.