Na última quarta-feira, a torcida do PSG recebeu uma péssima notícia: o atacante Neymar sofreu lesão muscular durante o jogo contra o Caen, pela Copa da França, e pode virar desfalque para o importante confronto contra o Barcelona, na próxima terça-feira, pelas oitavas da Champions League.
Caso o brasileiro não consiga se recuperar até lá, será mais uma ocasião em que ele perderá jogos decisivos da Liga dos Campeões, algo que, infelizmente, se tornou “rotina” desde que o craque foi contratado pelo Paris, em 2017.
A única edição de Champions que Neymar conseguiu disputar sem problemas foi a de 2019/20, quando ele conseguiu levar sua equipe até a final, mas acabou derrotado por 1 a 0 pelo Bayern.
Nas outras, apesar de ter arrebentado na fase de grupos, ele foi desfalque decisivo nos mata-matas…
Relembre outras vezes em que isso ocorreu:
2017/18
Tipo de lesão: Fratura do metatarso
Tempo de recuperação: 90 dias
Quando virou desfalque: Oitavas (volta)
Em 2017/18, Neymar disputou a Champions pela 1ª vez com o PSG. Após fazer uma excelente fase de grupos, ele encarou o Real Madrid nas oitavas e perdeu o 1º jogo, em Madrid, por 3 a 1, no dia 14 de fevereiro de 2018.
Em 25 de fevereiro, porém, o camisa 10 fraturou o metatarso do pé durante clássico contra o Olympique de Marselha, pelo Campeonato Francês, e ficou afastado por três meses do futebol.
Com isso, ele não pode entrar em campo na volta contra o Real Madrid, no Parque dos Príncipes, e fez muita falta. O Paris acabou novamente derrotado, desta vez por 2 a 1, e deu adeus à Liga dos Campeões ainda nas oitavas.
2018/19
Tipo de lesão: Fratura do metatarso
Tempo de recuperação: 85 dias
Quanto virou desfalque: Oitavas (ida)
Em 2018/19, Neymar foi bem mais uma vez na fase de grupos, criando enorme expectativa para os jogos contra o Manchester United, pelas oitavas de final.
Quis o destino, porém, que o brasileiro sofresse mais uma grave fratura do metatarso, desta vez contra o Strasbourg, pela Copa da França, que o tirou de combate por 85 dias.
Mesmo sem Neymar, o PSG foi muito bem no jogo de ida, ganhando por 2 a 0 em Old Trafford. Na volta, porém, deu vexame: caiu por 3 a 1 no Parque dos Príncipes e foi eliminado outra vez nas oitavas.
2020/21
Tipo de lesão: Contusão no músculo adutor
Tempo de recuperação: Ainda não definido
Quando virou desfalque: Oitavas (ida)
Neymar sentiu lesão muscular durante a partida contra o Caen, pela Copa da França, e deixou o campo antes mesmo de ser “oficialmente” substituído.
Após a partida, o técnico Mauricio Pochettino confirmou que ele se contundiu, mas salientou que o atleta ainda seria reavaliado para saber a gravidade do caso.
Caso não consiga se recuperar nos próximos dias, ele desfalcará o Paris contra o Barça, pela ida das oitavas, na próxima terça, no Camp Nou.