Dentista do Grupo Hapvida afirma que população deve evitar o compartilhamento de objetos pessoais, como escovas de dente, copos e talheres
Tosse, espirro, aperto de mão. Não é novidade para ninguém que essas são as principais vias de transmissão do novo coronavírus. Mas a doença, que já contaminou quase 10 milhões de pessoas no Brasil e mais de 100 milhões no mundo, também pode se propagar por meio da saliva.
Os chamados “perdigotos”, que são gotículas de saliva contaminadas, podem estar presentes, também, em objetos como escovas de dente, garfos, facas e copos, por exemplo.
O alerta é da Dra. Rafaela Magda, cirurgiã-dentista e mestre em odontologia clínica do Grupo Hapvida. A profissional destaca que é necessário estar vigilante, especialmente neste carnaval. Além de prezar pelo distanciamento social e não compartilhar objetos de uso pessoal, também é importante adotar outros cuidados para evitar a transmissão pela covid-19.
A dica de ouro, segundo a dentista, é evitar contato das mãos sujas com as cavidades nasal e os olhos, além da boca. “A saliva é uma secreção do corpo humano com um potencial viral enorme. Então é de extrema importância termos consciência que gestos simples, como um beijo, um troca de carinho, um abraço, podem transmitir o coronavírus”, afirma.
“Faça sua parte e fique em casa. Evite a proliferação do vírus neste momento tão difícil em que estamos vivendo”, finaliza Dra. Rafaela.