Maceió

Perícia Oficial debate ações de enfrentamento à violência com Comissão de Proteção à Mulher da SSP

Integrantes da comissão conheceram o trabalho desenvolvido pelos peritos médicos legistas

A Perícia Oficial do Estado de Alagoas (POAL) recebeu, na manhã de hoje (9), em sua sede, a visita da Comissão de Articulação de Políticas de Segurança Pública na Prevenção da Violência contra a Mulher. No encontro foram discutidos possíveis projetos e ações no enfrentamento a esse tipo de crime por meio das atividades desenvolvidas pelos órgãos de perícia criminal do Estado.

Recém-criada pela Segurança Pública de Alagoas, a comissão irá coordenar atividades e políticas voltadas para proteção à mulher em todo estado. A ideia é que o grupo articule ações desenvolvidas pelos órgãos de segurança pública na prevenção, no combate e no atendimento pós-violência contra a mulher.

A presidente da comissão, tenente-coronel Camila Paiva, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), e a sargento do CBM, Stephany Domingos, foram recebidas pelo Perito Geral Manoel Melo Filho e pelo chefe especial do IML de Maceió, médico legista Fernando Marcelo de Paula. Durante o encontro, elas tiveram a oportunidade de conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelos Institutos da POAL no atendimento a mulheres vítimas de violência.

“A comissão veio conhecer, especificamente, as atividades desenvolvidas pelo Instituto de Criminalística e pelo Instituto de Medicina Legal no que diz respeito à violência contra a mulher. Outro ponto discutido foi como poderíamos integrar e contribuir para as políticas públicas, que visam à diminuição dos índices de violência contra a mulher e como melhorar e agilizar o atendimento dessas mulheres no IC e nos IMLs”, explicou a tenente-coronel Camila Paiva.

Entre as ações apresentadas pela Perícia estava o funcionamento da Sala Lilás, de atendimento exclusivo para mulheres no novo IML de Maceió, e a descentralização do atendimento, com a instalação de um consultório do IML no Hospital da Mulher. Nesses espaços, construídos para a realização de exames de lesão corporal, mulheres são atendidas, de forma humanizada, e examinadas com equipamentos de última geração.

“Já passou do tempo de erradicamos a chaga da violência contra a mulher em nossa sociedade. Brilhante projeto capitaneado pela Secretaria de Segurança Pública, e que contará com o total apoio da Perícia Oficial de Alagoas,” afirmou o perito geral Manoel Melo.