São oferecidas 150 vagas em Alagoas para Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) e 16 para Supervisor de Coleta e Qualidade. Essas oportunidades são para trabalhar nas pesquisas que constam no calendário de divulgação mensal do IBGE.
As vagas são temporárias e os contratos terão duração de até um ano, podendo esse prazo ser prorrogado, desde que o prazo total não ultrapasse três anos, de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária. O contratado será avaliado mensalmente nos primeiros três meses e nos últimos três meses de contrato. Nos meses intermediários, as avaliações poderão ocorrer mensalmente ou a cada 90 dias. A contratação temporária na administração pública federal é regida pela Lei nº 8.745/1993. Quem tiver sido contratado sob o regime dessa lei nos últimos 24 meses não pode exercer nova função.
Para Agente de Pesquisas e Mapeamento há vagas em 10 municípios alagoanos
A função de Agente de Pesquisas e Mapeamento tem remuneração de R$ 1.387,50 e jornada de trabalho de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. Há 150 vagas disponíveis para esta função em Alagoas, distribuídas em 10 municípios, com um percentual de 20% reservado para pessoas pretas ou pardas e de 5% para pessoas com deficiência. As vagas são para Arapiraca (14), Delmiro Gouveia (10), Maceió (56), Palmeira dos Índios (10), Penedo (10), Porto Calvo (9), Santana do Ipanema (10), São Miguel dos Campos (12), União dos Palmares (10) e Viçosa (9).
As inscrições, que vão até o dia 26 de março, têm taxa no valor de R$ 33,98. O candidato poderá optar pelo município em que deseja concorrer à vaga e também aquele onde realizará a prova, dentre as opções disponíveis.
O candidato precisa ter ensino médio completo, mas nenhuma experiência profissional é exigida. Entre as atribuições do Agente de Pesquisas e Mapeamento estão a visitação a domicílios e estabelecimentos, em locais selecionados de acordo com o tema a ser pesquisado, para a coleta de dados visando à realização de pesquisas de natureza estatística. Ele irá agendar e realizar entrevistas presenciais ou por telefone, registrando os dados em questionários, além de dar suporte à atualização dos levantamentos geográficos que estruturam a execução das pesquisas, entre outras atividades.
A prova objetiva será realizada no dia 2 de maio nos municípios em que há vagas, das 13h às 17h. As questões abrangerão conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Ética no Serviço Público e Geografia.
Função de Supervisor de Coleta e Qualidade tem vagas em seis municípios
A função de Supervisor de Coleta e Qualidade tem remuneração de R$ 3.100,00 e jornada de trabalho de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. Para esta, estão sendo oferecidas 16 vagas distribuídas em seis municípios alagoanos, também com um percentual de 20% reservado para pessoas pretas ou pardas e de 5% para pessoas com deficiência. As vagas estão distribuídas em Delmiro Gouveia (01), Maceió (11), Penedo (01), Santana do Ipanema (01), São Miguel dos Campos (01) e União dos Palmares (01).
As inscrições vão até o dia 26 de março e têm taxa no valor de R$ 30,27. Aqui também o candidato poderá optar pelo município em que deseja concorrer à vaga e também aquele onde realizará a prova, dentre as opções disponíveis.
O nível de escolaridade exigido para a função é o ensino médio completo. Entre as atribuições do Supervisor de Coleta e Qualidade estão a organização, o planejamento e execução de atividades previstas para as pesquisas e levantamentos, além do gerenciamento, acompanhamento e controle dos trabalhos desenvolvidos nas agências de coleta, bem como participar de treinamentos, e/ou ministra-los, que tenham por objetivo a capacitação para o desenvolvimento das pesquisas estatísticas.
A prova objetiva será realizada nos municípios onde há vagas, no dia 2 de maio, das 13h às 17h. Os conteúdos cobrados nas questões serão de Língua Portuguesa, de Matemática e Raciocínio Lógico, de Ética no Serviço Público, de Noções de Informática, de Noções de Administração e Situações Gerenciais e de Geografia.