Futebol

Com exceção do Bayern, campeões de 2019/20 sofrem para manter hegemonia na Europa; veja situação

Com exceção do Bayern de Munique, que lidera a Bundesliga e tem tudo para ser campeão alemão mais uma vez, todos os gigantes que foram campeões das principais ligas europeias na temporada 2019/20 estão sofrendo para manter seus reinados em 2020/21.

A situação mais chocante é a do Liverpool, que nadou de braçada na última Premier League, mas, neste ano, está só no meio da tabela e verá em breve o Manchester City ganhar o troféu inglês com folga.

Titãs como Juventus e Real Madrid, porém, também estão perto de perder seus reinados.

ITALIANO

Campeã nas últimas nove temporadas da Serie A, a Juventus está perto de ver seu longo reinado acabar.

Na temporada de estreia do técnico Andre Pirlo, a “Velha Senhora” vem mostrando enorme irregularidade e está “só” em 3º lugar do Italiano.

Os bianconeri estão 10 pontos atrás da líder Inter de Milão (tendo um jogo a menos em relação ao rival) e a 4 de distância do vice-líder Milan.

Com a situção bem encaminhada, é difícil imaginar que o título saia das mãos da Internazionale neste ano, salvo em caso de uma “pipocada” gigante.

Na Champions, a Juve foi eliminada de forma decepcionante pelo Porto, nas oitavas.

A esperança para salvar a temporada será a final da Copa da Itália, contra a Atalanta, para ao menos não passar o ano em branco.

ESPANHOL

Em 2019/20, o Real fez espetacular campanha de recuperação na reta final e faturou o título de LaLiga, impedindo o tri do rival Barcelona.

Repetir o feito nesta temporada, todavia, está sendo muito difícil…

Sofrendo muito com lesões e perdendo pontos em várias rodadas contra os pequenos do Espanhol, o Real está “só” em 3º lugar no momento.

A distância para o líder Atlético de Madrid no momento é de 8 pontos, enquanto o Barça, vice-líder, está 2 à frente dos merengues.

Focando também suas atenções na Champions e com o departamento médico sempre cheio, está cada vez mais difícil para o Madrid buscar o bi nacional.

Vale lembrar ainda que, na Copa do Rei, o time de Zinedine Zidnae foi eliminado de forma bizarra pelo Alcoyano, da 3ª divisão.

INGLÊS

Na temporada passada, o time de Jürgen Klopp dominou do início ao fim e acabou com o longo jejum do clube na Premier League.

Neste ano, todavia, a chave mudou totalmente, e o Liverpool tornou-se um verdadeiro “saco de pancadas”, principalmente quando joga em casa.

Os Reds perderam simplesmente os últimos seis jogos que fizeram em Anfield Road, um recorde negativo nunca antes visto para um atual campeão.

Para piorar, o Manchester City deu uma arrancada fenomenal e lidera com enorme folga, apenas contando os dias para ser campeão.

No momento, Klopp e sua turma estão apenas em 8º lugar, fora até mesmo da zona de classificação para a próxima Europa League.

A chance de ficar fora da próxima Champions é real, e os Reds devem focar seus esforços agora na busca pelo título do torneio da Uefa.

FRANCÊS

Campeão com enorme facilidade nas últimas três temporadas, o PSG vem sofrendo para manter sua hegemonia na Ligue 1 neste ano.

Finalista da Champions em 2019/20, o clube começou dando a temporada com vários destaques de férias, e sofreu muito na liga nacional.

Perdendo vários pontos preciosos na reta inicial do Francês, a equipe até conseguiu se recuperar, mas no momento está em 2º lugar.

Quem lidera é o surpreendente Lille, com 2 pontos de vantagem sobre os atuais tricampeões, e a equipe vem sendo um osso duro de roer.

Faltando 10 rodadas para o fim, é claro que não é difícil imaginar o PSG faturando o tetra com uma boa série de vitórias na reta final.

No entanto, com a equipe dividindo também suas atenções com a Champions e a Copa da França, tudo pode acontecer…

ALEMÃO

Atual campeão europeu e mundial, o Bayern de Munique lidera a Bundesliga, mas não com tanta folga.

A equipe de Hansi Flick no momento tem 55 pontos e está em 1º lugar, mas o RB Leipzig, com 53, acompanha de perto.

Faltando 10 rodadas para acabar o Alemão, é muito provável que os bávaros conquistem a taça mais uma vez.

Afinal, a equipe já foi eliminada da Copa da Alemanha, o que liberou espaço no calendário para os jogadores descansarem.

A única coisa que pode “atrapalhar” é a busca pelo bicampeonato na Liga dos Campeões, que é a grande obsessão do Bayern.

Com um elenco mais do que recheado, porém, é grande a chance do gigante de Munique ganhar tudo o que ainda disputa.

PORTUGUÊS

Em 2019/20, o Porto conquistou o Campeonato Português e acabou com a hegemonia do rival Benfica.

Repetir o feito na temporada 2020/21, porém, já está praticamente impossível para os “Dragões”.

Isto porque o Sporting fez uma arrancada simplesmente absurda e lidera a liga com uma ótima vantagem.

No momento, o Porto está em 3º lugar, 10 pontos atrás do Sporting e 1 atrás do vice-líder Braga.

E como os portistas eliminaram a Juventus nas oitavas da Champions, o foco agora será tentar avançar cada vez mais no torneio europeu.

Difícil imaginar, portato, que o título português não terminará em mãos alviverdes nesta temporada.