Meio Ambiente

Boletim do IMA mostra que maioria das praias está própria para banho em Alagoas

Priscylla Régia/Alagoas24Horas

Praia de Barra de Santo Antônio

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) informou, nesta sexta-feira, 19, por meio do boletim de balneabilidade, que o litoral alagoano apresenta três áreas impróprias e outras 62 próprias para banho.

Apesar da maioria das praias está balneável, os alagoanos e turistas estão proibidos de frequentá-las neste fim de semana. É que o novo decreto governamental de combate ao coronavírus impede o acesso a praias, lagoas, rios e clubes nos fins de semana.

De acordo com o IMA, no litoral sul, os técnicos do IMA avaliaram 23 trechos. Destes, apenas um ponto do Rio Niquim, a mais ou menos 300 metros da Foz, na Barra de São Miguel, foi classificado como inadequado para banho.

Em Maceió, o ponto localizado na Praia de Cruz das Almas, na Avenida Brigadeiro Eustáquio Gomes, entre as ruas Padre Luiz Américo Galvão e Mauro Machado Costa, não está liberado aos banhistas. Mesmo a Praia da Avenida ter sido classificada como imprópria, o IMA informa que áreas que estejam diretamente sob influência de rios, canais e córregos devem ser evitadas.

Já no litoral norte, apenas um trecho na Praia de Maragogi, em frente à Foz do Rio Persinunga, está impróprio para banho.

Um trecho para ser classificado como impróprio deve apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL. O ponto próprio não deve exceder um limite de 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água, nas amostras colhidas nas últimas cinco semanas.