Após dois anos na Procuradoria-Geral do Ministério Público de Contas de Alagoas (MPC/AL), Gustavo Henrique Albuquerque Santos concluiu sua gestão à frente da Instituição e retorna aos trabalhos na Procuradoria de Contas, onde responderá pela 5ª PC. Gustavo Santos foi o quinto Procurador-Geral do MPC de Alagoas após a reformulação ocorrida em 2011. Ele assumiu a chefia do MPC/AL em abril de 2019 e deu continuidade ao trabalho desenvolvido por seus colegas Procuradores na condução do órgão ministerial.
Dentre os muitos trabalhos realizados pelo MP de Contas durante a sua gestão, estão às várias ações que objetivaram evitar e combater os desvios de recursos públicos destinados ao enfrentamento da Covid-19 nos municípios alagoanos. Além disso, o MPC/AL também emitiu alerta aos gestores municipais para impedir que eles realizassem quaisquer aumentos de salários deles e de servidores durante a pandemia do novo coronavírus, conforme veda a legislação federal.
Outro destaque do MPC/AL foi para a ação conjunta com a CGU, que identificou milhares de agentes públicos que receberam indevidamente o auxílio emergencial do Governo Federal, cobrando dos prefeitos e do Governador providências para que os benefícios pagos de forma indevida fossem devolvidos aos cofres públicos e assim, destinados a quem de fato tinha direito.
Destaque também para a ação promovida pelo Ministério Público de Contas, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, que lançou a cartilha com orientações aos prefeitos alagoanos para a realizaçã da transição de governo.
Gustavo Santos agradeceu a todos pela parceria e dedicação ao MPC/AL e desejou sucesso ao colega que irá sucedê-lo na condução do Ministério Público de Contas de Alagoas.