Brasil

Ônibus quebra e passageiros são resgatados de bote por bombeiros

Passageiros de ônibus foram resgatados de bote em via alagada no Recife — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Passageiros de um ônibus precisaram ser resgatados de bote depois que o coletivo quebrou em uma via alagada, no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife, nesta segunda-feira (12). O resgate foi feito pelo Corpo de Bombeiros, que foi acionado pelos ocupantes do veículo.

A informação foi divulgada no balanço de ações da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), que contabilizou 267 desalojados em dez cidades devido às chuvas.

Ao todo, segundo o Corpo de Bombeiros, foram resgatados 38 passageiros que estavam ilhados dentro do coletivo. A ação foi realizada por equipes de salvamento e mergulho dos bombeiros. O ônibus, da empresa Vera Cruz, fazia a linha 142 – Alto Dois Carneiros/T.I. Tancredo Neves.

O coletivo passava pela Avenida Dom Hélder Câmara, no bairro do Ibura, na Zona Sul, quando sofreu a pane. Na foto divulgada pelos bombeiros, é possível ver uma idosa entre as pessoas resgatadas, e várias pessoas dentro do coletivo.

A água, no momento em que ocorreu o resgate, passava da altura das rodas do ônibus. Todos os passageiros saíram do ônibus sem ferimentos e foram deixados em um local que não estava alagado.

Balanço de transtornos

Ruas alagadas do bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife, em registro feito no começo da tarde desta segunda-feira (12) — Foto: Reprodução/TV Globo

As fortes chuvas que há quatro dias caem no Grande Recife e Zona da Mata de Pernambuco deixaram 267 pessoas desalojadas, em dez cidades. De acordo com o balanço divulgado nesta segunda-feira (12), pela Codecipe, também houve 78 deslizamentos de barreiras e oito quedas de árvores.

De acordo com a Codecipe, os incidentes fizeram com que fossem danificadas cinco edificações, entre muros, tetos e outras partes de casas e edifícios.

Os números correspondem aos registros de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Recife, Gameleira, São Lourenço da Mata e Tamandaré.

O Corpo de Bombeiros participou de ocorrências como 11 deslizamentos de barreiras, resgate de 70 pessoas ilhadas, 90 incêndios em fiações elétricas e nove quedas de árvores em vias públicas.

O Túnel Felipe Camarão, no bairro do Jordão, Zona Sul do Recife, alvo constante de reclamações por problemas de infraestrutura, ficou alagado. Uma das faixas ficou interditada e equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) foram acionadas para tentar normalizar a circulação.

Água invadiu posto de combustíveis na Zona Sul do Recife em dia de fortes chuvas, nesta segunda-feira (12) — Foto: Reprodução/TV Globo

O DER afirmou que os motoristas que vêm no sentido Jaboatão/Recife com destino ao bairro do Jordão podem seguir pela Avenida Mascarenhas de Morais, em direção ao Recife, e retornar pelo viaduto sobre a linha férrea, em frente ao edifício-garagem do Aeroporto.

As equipes da Defesa Civil do estado podem ser acionadas 24 horas por dia, por meio da Central de Operações, pelos telefones 199 e (81) 3181.2490. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pela população em caso de emergência, pelo telefone 193.

Balanço de chuvas

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima, um Distúrbio Ondulatório de Leste foi o causador das fortes chuvas.

Os maiores volumes acumulados nas últimas 72 horas foram registrados nos municípios de Olinda (327 mm), o equivalente a 102% do esperado para o mês de abril; Recife (292 mm), 89% do esperado para o mês; Cabo de Santo Agostinho (274mm), 119% do esperado; Jaboatão dos Guararapes (274 mm), 97% do esperado; Camaragibe (268mm), 96% do esperado; São Lourenço da Mata (260mm), 106% do esperado para o mês de abril.

Na Zona da Mata, as chuvas também tiveram volumes consideráveis nos municípios de Ribeirão (159mm), o que equivale a 89% do esperado; Sirinhaém (154mm), 60% do esperado para o mês; e Rio Formoso (151mm), 55% do esperado.

A previsão da Apac apontou para diminuição do sistema meteorológico que vem ocasionando essas chuvas, que devem ser de moderadas a fracas no resto do dia.

Placas

 

Placas recuperadas por frentista de posto de combustíveis em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, nesta segunda-feira (12) — Foto: Reprodução/WhatsApp

Os motoristas que perderam placas de veículos durante as fortes chuvas que atingiram o Grande Recife podem solicitar o novo emplacamento desta segunda-feira (12) até o dia 26 de abril sem agendar o serviço, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Para o caso de placas dianteiras, o Detran informou que não é necessário fazer uma vistoria prévia, bastando apenas a solicitação do serviço de emplacamento diretamente em um posto de atendimento. Para os motoristas que perderam placas traseiras, é preciso submeter o veículo a uma vistoria.