Novos soldados concluíram o Curso de Formação de Praças na última semana e já estão aptos ao serviço operacional
Os recrutas são oriundos dos concursos públicos realizados em 2006 e 2018. Do total de concluintes, 296 integravam a Reserva Técnica do primeiro certame. Todos eles receberam instruções no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) de janeiro de 2020 a abril de 2021, perfazendo uma carga horária de 1.040 horas/aulas divididas em 23 disciplinas.
A grade curricular foi composta por disciplinas como Policiamento Ostensivo Geral (POG); Gerenciamento de Crises; Defesa Pessoal; Armamento, Munição e Tiro; Técnicas de Baixa Luminosidade (Low Light); Fundamentos Jurídicos da Atividade Policial; Fundamentos do Direito Militar; Cidadania e Direitos Humanos e Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Todas as instruções foram ministradas por policiais ou civis especializados em cada área, contribuindo assim para o desenvolvimento do aprendizado de cada aluno.
Os então soldados-alunos também passaram por um estágio supervisionado, que além de avaliar na prática o que foi aprendido em sala de aula, também reforçou o policiamento em Maceió e Arapiraca. Uma das guarnições composta por um sargento e três alunos conseguiram apreender dois adolescentes após um roubo no bairro de Jaraguá no último dia 20 de março.
Com a conclusão das duas turmas, a PM também definiu a classificação entre os militares. Os três primeiros colocados da turma 2020.1 foram os policiais Antônio Rosalvo da Silva Neto (1º) e Paulo César Barbosa da Silva (2°), ambos do 9° pelotão, e Darline Albuquerque de H. Alves (3°), do 10° pelotão. Já na turma 2020.2, a primeira colocada foi Niedja Tamires da Silva Santos, do 25° pelotão, que tem 23 anos e é natural da cidade de Campo Alegre/AL. Ela foi seguida por Fernando Alves da Silva Santos e Aleffy Fellipe Oliveira Carneiro, ambos do 24° pelotão.
“Queremos parabenizar cada um dos formandos, que batalharam pra chegar onde chegaram e fizeram isso com muito êxito. São grandes exemplos de pessoas que não desistem de seus sonhos. Agora, vão precisar se dedicar ao máximo para cumprir o que é esperado por todos os alagoanos, levando o conhecimento adquirido aqui na Escola. Formamos homens e mulheres abnegados que com certeza desempenharão o serviço da melhor forma possível”, afirmou o comandante do CFAP, tenente-coronel Thayronilson Emery.
Agora aptos ao serviço operacional, em breve, todos os 811 novos policiais militares serão lotados nas unidades da Corporação para desenvolverem a missão constitucional que escolheram como profissão. Os novos agentes da Segurança Pública se dedicarão à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade.
“Eles estão mais que cientes da grande e importante missão que os aguarda. A população alagoana estará ainda mais segura com a presença de mais efetivo nas ruas, o que com certeza aumentará o nosso combate à criminalidade”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Wellington Bittencourt.