Cerimônia será realizada no próximo sábado (17) na Capela de São Jorge, do Castelo de Windsor. Apenas membros mais próximos da família real poderão se despedir devido a medidas sanitárias da Covid-19.
O Palácio de Buckingham anunciou nesta quinta-feira (15) quem serão os 30 convidados que poderão participar do restrito funeral de príncipe Philip, marcado para o próximo sábado (17).
Por conta das restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19, a cerimônia será aberta apenas para membros mais próximos da família real.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, já havia antecipado que não participaria do funeral para que mais familiares pudessem acompanhar a despedida presencial.
A duquesa de Sussex, Meghan Markle, esposa do príncipe Harry, também não participará do evento. Ela, que está grávida do segundo filho do casal, não recebeu autorização médica para a viagem.
Além da rainha Elizabeth II, que viveu ao lado de Philip por mais de 70 anos, quatro de seus sucessores diretos ao trono participarão da despedida:
Os filhos de William, ainda crianças, não participarão da cerimônia (veja a genealogia completa abaixo).
Durante a pandemia da Covid-19, o Reino Unido impôs uma série de medidas para conter o avanço do coronavírus, entre elas há a redução no número de pessoas que podem participar de velórios e enterros.
Toda a cerimônia será transmitida pela televisão britânica e um minuto de silêncio está marcado para acontecer no país às 11h de sábado.
Veja quem poderá participar do funeral do príncipe Philip
Árvore genealógica da família real britânica — Foto: Arte G1