Na manhã desta sexta-feira (23) a Maternidade Escola Santa Mônica deu alta à primeira paciente interna na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Materna em decorrência da Covid-19. Mariana Goes dos Santos, de 37 anos, foi transferida do município de Piaçabuçu, Alagoas, em estado grave, após complicações da doença no final da gestação e passou 33 dias internada.
“Nossa primeira experiência com uma paciente tão grave na UTI Materna da Santa Mônica após abrir os leitos para Covid com o apoio da Sesau e Uncisal foi um grande desafio. O quadro da paciente evolui muito rapidamente o que era assustador. O melhor sentimento foi perceber o quanto a nossa equipe de intensivistas está preparada,”, relatou Mychella Alvim, diretora médica da maternidade.
Durante seu estado crítico, exatamente três dias após seu internamento, a equipe médica realizou o parto cesariana. A bebê recebeu o nome de Lorena e teve alta dias após o nascimento. Hoje, 23 de abril de 2021, a família comemora a vitória da mãe contra a Covid, o primeiro mês de vida de Lorena e o encontro das duas.
Mychella ressalta que esse sentimento de vitória vivido pela família também acometeu a equipe formada por médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem ao longo dos 33 dias de internação. “É gratificante, após acompanhar o caso da paciente no dia-a-dia, vendo vitórias e temendo as instabilidades, ver sua recuperação. Sou muito grata a toda nossa equipe e à parceria com a SESAU e UNCISAL”, destacou