Sesau e Cosems orientam a população a prestar atenção na data que consta no cartão de vacinação e acrescentar sete dias para tomar a segunda dose da CoronaVac. “Caso no cartão de vacinação a segunda dose esteja marcada para a próxima segunda-feira, dia 26 de abril, agora esta pessoa deve procurar os pontos de vacinação no dia 03 de maio”, explicam.
Nas redes sociais, além de relatar a falta do imunizante, muitas pessoas questionaram o fato de todas as doses enviadas ao Estado terem sido aplicadas como primeira dose, não se fazendo a reserva para aplicação da segunda dose dos que já haviam iniciado o processo de imunização. Sobre o que a Sesau justificou:
Outro fator que reduziu o quantitativo de doses disponíveis foi a definição do Ministério da Saúde – por meio dos informes técnicos número 7 e 8 da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunização – que Estados e municípios pudessem utilizar as doses referentes a segunda dose como primeira dose, com o instituto Butantan confirmando a entrega das doses correspondentes para aplicação da segunda dose. Porém, com a redução na produção da Coronavac pelo instituto, devido à falta do insumo importado, essa reposição não aconteceu.
A Sesau pontua ainda que a diminuição nas remessas enviadas pelo Ministério afetam todo o país, visto que a capacidade de produção do Instituto Butantan foi reduzida por falta de insumos.
Leia Também: