Moradores do Rio Novo bloquearam, na tarde desta segunda-feira, 26, um trecho da rodovia BR-316 em protesto a constante falta de água na região.
Durante a manifestação, eles fecharam a via com galhos e atearam fogo, impedindo a passagem de veículos.
Os moradores reclamam que estão desde quarta-feira da semana passada sem água nas torneiras e solicitam um posicionamento da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
Os policiais da Força Tarefa 02 estão no local e negociam a liberação da via. Durante conversa, a guarnição conseguiu que os manifestantes liberassem parte da rodovia por 15 minutos para que o trânsito fluísse. Após o prazo, eles bloquearam o local novamente. A rodovia foi desobstruída por volta das 17h40.
Por meio de nota, a Casal informou que as fortes chuvas dos últimos dias afetaram a qualidade da água bruta coletada no Sistema Catolé-Cardoso, que abastece a região. Por conta disto, o sistema e o abastecimento de água na localidade seguem paralisados.
Contudo, na terça-feira, 27, uma nova análise da água será realizada par confirmar se já está apta para consumo. Enquanto isso, carros-pipa será disponibilizados para atender à população.
Confira nota na íntegra:
O Sistema Catolé-Cardoso, que abastece as regiões do Rio Novo, residencial dos Vales e loteamento Palmar, segue paralisado nessa segunda-feira (26). A situação é decorrente das fortes chuvas verificadas nos últimos dias e que afetaram a qualidade da água bruta coletada no sistema de captação.
Por esse motivo, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) paralisou o abastecimento desses lugares. Ainda nesta terça-feira (27) será feita uma nova análise da água para confirmar se seu consumo é adequado para todos. Por enquanto, carros-pipa estão sendo encaminhados para atender à população afetada.
Na última quinta-feira (22) o Sistema Catolé-Cardoso já tinha sido paralisado emergencialmente para um serviço de reparo no aqueduto que atende essas regiões. Os outros bairros que são atendidos pelo Sistema Catolé-Cardoso já tiveram seu abastecimento retomado nessa segunda-feira (26), que agora segue em fase de normalização.
Para outras informações, a Casal disponibiliza aos moradores o telefone 0800 082 0195 (Call Center), que atende todos os dias, das 7h às 20h, e o WhatsApp 98139-9892.