Política

Secretário de Saúde de Maceió é acusado de acumular cargo em prefeitura do interior

Polyanna Monteiro/ Ascom SMS.

O secretário de Saúde de Maceió, Pedro Madeiro, está sendo acusado de acumular cargo em comissão nas prefeituras da capital e de Quebrangulo. A reportagem do Alagoas 24 horas recebeu, nesta segunda-feira (10), a folha de pessoal da Prefeitura de Quebrangulo, cidade localizada no agreste do Estado, onde consta o nome do chefe da pasta da saúde do governo JHC.

O nome de Pedro Hermann Madeiro aparece nas folhas de janeiro e fevereiro de 2021 da Prefeitura de Quebrangulo, lotado na Secretaria de Saúde, com o cargo de Técnico em Administração, com salário mensal bruto de R$ 1.600,00. Madeiro possui relações familiares com o atual prefeito Marcelo Lima e já foi secretário de Saúde do município, além de Penedo, Taquarana, Jequiá, e superintendente do Conisul.

Formando em Engenharia Agrônoma e Administração, Pedro Madeiro também é tio do deputado estadual Davi Maia, que coordenou a equipe de transição do prefeito João Henrique Caldas e nome forte dentro da gestão municipal.

A reportagem do Alagoas 24 horas entrou em contato com as assessorias da Prefeitura de Quebrangulo para saber da legitimidade do documento e do secretário Pedro Madeiro e aguarda posicionamento de ambos sobre o caso.

Defesa da Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Quebrangulo informou que o secretário é servidor efetivo aprovado em concurso e que pediu afastamento no dia 7 de janeiro, em processo sem ônus ao município. A prefeitura afirma, ainda, que o servidor irá realizar o ressarcimento aos cofres públicos. Veja nota na íntegra:

Pedro Madeiro é servidor efetivo da Prefeitura de Quebrangulo, aprovado no concurso de 2007. Em virtude do seu novo cargo na Prefeitura de Maceió, o servidor pediu afastamento em 07 de janeiro de 2021, protocolo 0107.0014.903/2021; num processo sem ônus ao município de origem. Por um erro na tramitação processual foi realizado o pagamento de seus proventos nos meses de janeiro e fevereiro. Diante disto, em março, o servidor deu entrada no pedido de protocolo 03050016/2021, para realizar a devolução e ressarcimento dos cofres públicos. Todos os processos e protocolos prezam pela transferência e podem ser acompanhados no portal de transparência do Município de Quebrangulo.

COMPROVANTE DE PROTOCOLO SOLICITAÇÃO DE DEVOLUÇÃO DE PROVENTOS PEDRO HERMANN

Novo Documento 2021-05-10 11.38.16