Política

AMA diz que faltam doses de coronavac para concluir ciclo vacinal no interior de AL

Nem a chegada das 15 mil doses de Coronavac em Alagoas, no último sábado (8), será suficiente para suprir o déficit de 14.290 doses necessárias para completar o ciclo vacinal de segunda dose da população, no interior do Estado.

Nesta segunda-feira, 10, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, manifestou preocupação com a falta de imunizantes e destacou que a população está angustiada, sobretudo, o público prioritário que precisava tomar a segunda dose no dia 28 do mês passado. O assunto foi tema de uma reunião entre os secretários municipais de saúde, Cosems e Sesau.

Agora a expectativa é que o Governo Federal envie um novo lote da Coronac, aguardado para a próxima quarta-feira, dia 12, para suprir a carência. Até lá, a AMA orienta que os municípios informem o quantitativo de doses necessárias para conclusão da D2.

Astrazeneca e Pfizer

Para evitar futuros atrasos na vacinação da segunda dose da Astrazeneca, o governo também comunicou a AMA e Cosems, que as futuras remessas serão armazenadas para priorizar a complementação do ciclo vacinal das pessoas já imunizadas com a primeira dose, o que pode reduzir o avanço das próximas fases.

Já em relação à Pfizer, ficou acertado entre os municípios que, diante da dificuldade de armazenamento e manejo da vacina, Cosems e a prefeitura de Maceió vão estabelecer um cronograma de agendamento para vacinação das gestantes, seguindo orientação do Ministério da Saúde.