Futebol

Copa da Inglaterra: Tielemans marca golaço, Schmeichel pega tudo, Leicester leva a melhor em jogão contra o Chelsea e conquista título inédito

Leicester City FC

Leicester City FC

Neste sábado (15) foi o Leicester City quem soltou o grito de campeão. No Estádio de Wembley, em Londres, os Foxes venceram o Chelsea por 1 a 0, em um verdadeiro jogão, fizeram história e conquistaram o título inédito da Copa da Iglaterra. O único gol foi marcado por Youri Tielemans, após grande finalização certeira de fora da área

A decisão teve um atrativo à parte: 21 mil torcedores tiveram sua entrada permitida no templo do futebol inglês, dando sequência ao plano do retorno gradativo do público aos estádios, uma vez que a situação da pandemia de COVID-19 no Reino Unido está controlada.

Após um primeiro tempo com chances para os dois lados e que terminou em 0 a 0, a final só foi decidida no detalhe. Aos 18 minutos do segunda tempo, o meio-campista Youri Tielemans arriscou chute de fora da área e acerou o ângulo direito do goleiro Kepa Arrizabalaga, marcando um verdadeiro golaço.

Nos minutos finais, o Chelsea até chegou a deixar tudo igual, após gol contra do zagueiro Morgan, mas o árbitro conferiu o VAR e assinalou impedimento dos Blues na jogada, anulando o possível gol de empate.

Com o título, o Leicester não só voltou a ser campeão na Inglaterra, depois do título da Premier League da temporada 2015/16, como também conquistou o título inédito da F.A. Cup. Brendan Rodgers também levantou sua primeira taça sobre comando da equipe.

Os Foxes encerraram sua campanha na competição com seis vitórias, 13 gols marcados e apenas dois sofridos.

Os Blues, por sua vez, perderam a sua primeira decisão da temporada, já que ainda disputam o título da Champions League contra o Manchester City, no próximo dia 29. Além disso, a seca de títulos na Copa da Inglaterra também aumento, já que o clube londrino não conquista a competição desde a temporada 2017/18.

O cara

Apesar de ter sido o responsável pelo título do Leicester, Tielemans acabou sendo ofuscado pelo seu companheiro Schmeichel. O goleiro dinamarquês fez duas grandes defesas nos 15 minutos finais do jogos e confirmou a vitória e a conquista da F.A. Cup para os Foxes.

Foi mal

Em uma temporada bem abaixo em relação ao desempenho que teve a serviço do RB Leipzig, o atacante Timo Werner teve algumas oportunidades de marcar pelo Chelsea, mas perdeu muitos gols, o que prejudicou a sua equipe. Se não fossem as suas escolhas equivocadas e a falta de precisão nas suas finalizações, os Blues poderiam ter tido um desempenho bem acima na decisão.

Próximos jogos

Antes da decisão da Champions League contra o Manchester City, no próximo dia 29, no Estádio do Dragão, no Porto, em Portugal, os Blues encerram sua participação na Premier League. Nas duas últimas rodadas, o clube londrino encara mais uma vez o Leicester, desta vez no Stamford Bridge, pela rodada 37, e depois o Aston Villa, fora de casa, quando encerra sua campanha na competição.

Em quarto na tabela do Inglês com 64 pontos, o Chelsea precisa vencer estes dois últimos jogos se quiser confirmar 100% sua presença no ‘top four’ da competição, já que o Liverpool vem logo atrás, em 5º, com 60, mas ainda tem três jogos por jogar.

Já o Leicester, ocupa a terceira colocação na tabela, com 66 pontos, e tem situação mais tranquila na briga por uma vaga na próxima Liga dos Campeões. Além do Chelsea, os Foxes encerram sua participação na Premier League contra o Tottenham, em casa, na última rodada.