Apesar da aparência exótica, pesquisadores garantem que eles são seres inofensivos. Os Dragões azuis são pequenas lesmas marinhas, de coloração azul, que medem cerca de três centímetros e são parentes dos caracóis.
Neste fim de semana diversos Dragões azuis foram encontrados em praias de Maceió, a exemplo de Riacho Doce. Muitos banhistas ficaram assustados sem saber do que se tratava. Os maceioenses também destacaram um aumento no aparecimento de caravelas-portuguesas (Physalia physalis), já conhecidas da população pelos incidentes constantes. Isso porque seus tentáculos liberam substâncias extremamente urticantes que podem causar queimaduras de terceiro grau.
De acordo com o professor Cláudio Sampaio da Universidade Federal de Alagoas, o surgimento dos Dragões azuis e o aumento da incidência de Caravelas é resultado dos ventos registrados na região, durante este período. Esses bichos vivem em águas oceânicas e são arrastados até as praias.
No entanto, não representam risco à população. O pesquisador pede que o banhista que encontrar um Dragão azul na praia registre em foto e vídeo e encaminhe as imagens para a Universidade.
Já em relação às Caravelas, que lembram um pequeno saco de coloração azul ou lilás com grandes filamentos, a melhor forma de evitar um acidente é manter a distância.