Governador Renan Filho anunciou em live que poderá, dentro deste prazo, determinar mudanças, mas não explicou quais.
O governador Renan Filho (MDB) anunciou, no início da noite desta terça-feira, 25, a manutenção do decreto que impõe regras de distanciamento social em Alagoas por mais sete dias. O último documento passou a valer no dia 12 de maio.
O decreto em vigência mantém o ‘toque de recolher’ a partir das 22 horas para quem não estiver realizando atividade essencial; funcionamento de shoppings centers, bares, restaurantes e similares até às 21 horas, durante a semana e aos finais de semana; funcionamento de cinemas, parques temáticos, circos, teatros e museus, com 30% de suas capacidades; lojas do Centro, de rua e em galerias funcionando em seu horário normal, sem ultrapassar às 21 horas; Uso do calçadão à beira-mar e da orla lagunar, bem como, o acesso a
praias, rios e lagoas; Funcionamento de marinas e equipamentos similares; Academias de ginástica têm permissão para abrir até aos sábados, com limitação de 30% de usuários; Espaços para prática esportiva coletiva com até 25 pessoas também estão autorizados, mas sem a presença de público; Templos religiosos e igrejas funcionam com 30% da sua capacidade, sem restrição de horários, mas sem ultrapassar o toque de recolher às 22 horas.
O setor de eventos segue sem permissão de funcionamento, bem como a retomada de aulas na rede pública de ensino ainda não tem data para início.
“Nossa decisão de manter o decreto é para poder ser feita uma avaliação mais profunda das mudanças da doença e seu alcance no estado de Alagoas. Tendo este período maior de análise, decisões melhores poderão ser tomadas lá na frente”, explicou o governador, após pontuar o nível de ocupação de leitos de UTI no estado.
Com a manutenção das medidas, Alagoas permanece na fase vermelha do Plano de Distanciamento Social Controlado.