Futebol

Libertadores: como ficam os potes para o sorteio e quem seu time pode enfrentar nas oitavas de final

Acabou nesta quinta-feira (27) a fase de grupos da Conmebol Libertadores.

Os 16 classificados às oitavas de final foram definidos um dia antes, mas o duelo entre Flamengo e Vélez Sarsfield decidiu a formação dos dois potes para o sorteio, marcado para a próxima terça-feira (1º), às 13h (de Brasília), com transmissão ao vivo do FOX Sports.

O time brasileiro criou diversas chances, não saiu do empate sem gols e fechou a fase em primeiro lugar, jogando os argentinos para a vice-liderança do Grupo G.

Os potes ficaram assim:

POTE 1 – Palmeiras, Internacional, Barcelona (Equador), Fluminense, Racing (Argentina), Argentinos Jrs (Argentina), Flamengo e Atlético-MG

POTE 2 – Defensa y Justicia (Argentina), Olimpia (Paraguai), Boca Juniors (Argentina), River Plate (Argentina), São Paulo, Universidad Católica (Chile), Vélez Sarsfield (Argentina) e Cerro Porteño (Paraguai)

Vale lembrar que não há amarras no sorteio da próxima terça-feira. Qualquer time do primeiro pote pode enfrentar qualquer equipe do segundo, o que pode garantir uma série de clássicos sul-americanos logo na primeira fase eliminatória.

É possível ter, por exemplo, Flamengo x River Plate (reedição da final de 2019), Palmeiras x River Plate (que foi a semifinal duas vezes, em 1999 e 2020) ou Internacional x São Paulo (decisão do torneio em 2006 e semi em 2010), só para citar algumas possibilidades.

O pote dos líderes é dominado pelos brasileiros (cinco de um total de oito), enquanto o 2 tem presença maior de argentinos, incluindo os sempre favoritos Boca Juniors e River Plate.

Quem também acabou no pote 2 foi o São Paulo, único brasileiro classificado não como líder (o Santos acabou eliminado). Dessa forma, o atual campeão paulista tem 62,5% de chances de fazer um confronto caseiro. As outras opções são um reencontro com o Racing, único time a não sofrer gols da equipe de Hernán Crespo, ou Barcelona e Argentinos Juniors.

Já o quinteto brasileiro do pote 1 corre o risco de encarar São Paulo, Boca ou River, que, juntos, somam 13 títulos da Libertadores. Olimpia e Vélez Sarsfield são os outros que já conquistaram o torneio, enquanto os demais lutam pelo primeiro troféu.