Associação das Famílias de Anjos do Estado de Alagoas e a Associação de Pessoas com Câncer integram ao número das 108 entidades beneficiadas pela NFC
Dois nomes foram adicionados ao grupo de instituições beneficiadas pela Nota Fiscal Cidadã (NFC). Agora, a Associação das Famílias de Anjos do Estado de Alagoas (Afaeal) e a Associação de Pessoas com Câncer (Apecan) fazem parte da Campanha. A ideia é fortalecer o trabalho desempenhado por elas com a solidariedade e o trabalho de Educação Fiscal desenvolvido pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL).
A Campanha da Sefaz, existente desde 2016, tem gerado benefícios a várias instituições cadastradas. Em todo estado, são 108 instituições sociais beneficiadas por meio do compartilhamento das notas fiscais do cidadão alagoano. Isso possibilita melhorias para essas entidades e aos públicos acolhidos. Tanto o consumidor quanto as instituições concorrem a prêmios em dinheiro nos sorteio realizados pela Secretaria da Fazenda.
A chefe de Educação Fiscal, Glácia Tavares, destaca como a Campanha tem beneficiado as instituições sociais e como o contribuinte é importante nessa ação. “A campanha da NFC completará 5 anos de eficiência gerando melhoria de vida de forma concreta e inclusão social para creches, lares de idosos, associações que trabalham com pessoas com deficiências, sejam motoras, visuais, auditivas e tantas outras. Desta forma, o cidadão alagoano, confiante e participativo, pode entender que sua participação é capaz de construir uma sociedade cada vez mais justa e igualitária”.
CONHEÇA A AFAEAL
A Associação das Famílias de Anjos do Estado de Alagoas trabalha no cuidado e bem-estar de pessoas com microcefalia e alterações neurológicas. Fundada em 2017, por mães e avós de crianças com a Síndrome Congênita, visa prestar assistência com saúde, educação, igualdade e inclusão para famílias que tiveram filhos afetados pelo Zika Virus que receberam o diagnostico de microcefalia.
A instituição fica localizada no Conjunto professor Paulo Bandeira no Benedito Bentes II e atende a 50 crianças com fisioterapia a partir do método de Pediasuit e Bobath, trabalhando as funções cognitivas, visuais e motoras incentivando o equilíbrio, a caminhada e a coordenação motora.
Segundo a presidente da Afaeal, Alessandra Hora, a entidade é a única a atender somente crianças com microcefalia no Estado e que com a NFC auxiliará na melhoria dos espaços para atendimentos.
“Temos trabalhado com uma fisioterapia nas crianças que o SUS ainda não oferece e que faz com que elas possam ter uma melhor qualidade de vida e uma saúde mais eficaz. Nosso objetivo é ver cada criança andando ou ao menos segurando o tronco e o pescoço. E agora estamos muito felizes em participar da NFC, pois irá nos ajudar a ampliar os nossos serviços para prestar uma assistência de mais qualidade para as crianças e seus familiares”, conta.
Famílias que desejem receber os atendimentos da Afaeal devem entrar em contato pelo Instagram procurando por “Familia_de_anjos” ou pelo Facebook procurando por “afaeal”. Se preferirem podem ligar para (82) 98728-0831 ou (82) 98804-4675.
CONHEÇA A APECAN
A Associação de Pessoas com Câncer realiza palestras educativas e ações técnicas assistenciais orientando pessoas com câncer, em sua grande maioria mulheres, desde seu tratamento até o relacionamento social. A associação procura assegurar uma atenção médico-hospitalar, oferecendo ações assistenciais e auxílio psicológico aos pacientes, cuidadores e seus familiares. O foco é prevenir o câncer de colo de útero e diagnosticar precocemente o câncer de mama.
Outro projeto realizado pela Associação é a “Casa Rosa Itinerante” que disponibiliza serviços de assistência à saúde da mulher com a realização e monitoramento dos exames preventivos na instituição e em grande parte dos municípios de Alagoas. Junto a esses serviços, também é ofertado o “Transporte pela Vida”, para facilitar o acesso dos usuários aos serviços oncológicos onde são referenciados. E ainda existe a “Casa de Apoio à vida Maria José da Silva”, situada na parte alta da cidade, com o objetivo de ofertar hospedagem próxima ao Hospital Universitário (HU) aos pacientes e familiares de outros municípios, encaminhados pela Divisão de Serviço Social do HU.
A Presidente da Apecan, Giullyane Matos, afirma que a adesão do projeto social a campanha da NFC resultará em uma melhora dos espaços de atendimentos. “Ficamos imensamente felizes com essa nova conquista da APECAN. A NFC é um projeto que vai nos beneficiar na estrutura física promovendo melhoria nos atendimentos ofertados. Nosso sonho é ampliar os nossos serviços, para que mais mulheres possam realizar seus exames preventivos e qualificar o atendimento das pacientes oncológicas”.
São 110 pacientes oncológicas e 120 pacientes de demanda espontânea atendidos semanalmente para exame de citologia, entrega de requisição de mamografia, atendimento médico e consulta de enfermagem. Para solicitar um atendimento médico, a mulher precisa realizar um agendamento na sede localizada na Rua João Camerino, 313, Jaraguá ou entrar em contato pelo número (82) 98748-7609.
Você consegue acompanhar o trabalho realizado pela instituição pelo Intagram, buscando por “apecan.al” e para doar, basta entrar em contato pelo whatsapp (82) 99625-0127 ou visitando o espaço no endereço já mencionado.
Glácia Tavares ressalta que a NFC é uma campanha que desenvolve a consciência de cidadania através do pedido do documento fiscal uma vez que os tributos arrecadados garantem o desenvolvimento do Estado.“Quando contribuinte cadastrado compartilha seu documento fiscal com as instituições sociais ele desenvolve uma missão de inclusão social e de cidadania”.
O cadastro na Nota Fiscal Cidadã deve ser realizado exclusivamente pelo consumidor no site nfcidada.sefaz.al.gov.br, que cria sua conta, de caráter pessoal e intransferível.
—