Saúde

Alagoano vítima de acidente de trânsito no CE é transferido para Maceió pelo Serviço Aeromédico do Samu

Carla Cleto/Sesau

Alexandre dos Santos foi trazido do CE para AL pelo helicóptero do Samu

“Quando eu vi as imagens do helicóptero decolando para ir buscar o meu esposo, o meu coração começou a explodir de tanta emoção. Foi algo indescritível, uma mistura de sensações que eu jamais imaginei viver. Eu só tenho a agradecer ao governador Renan Filho e a todos os profissionais que se mobilizaram e se colocaram à disposição para me ajudar nesse momento”. Esse é o relato de alívio e de gratidão de Maria Izabel dos Santos, esposa do alagoano Alexandre José dos Santos.

Ao chegar à Academia da PM, Alexandre foi levado na ambulância do Samu até a Santa Casa de Maceió
Nesta quarta-feira (02), a aeronave do Serviço Aeromédico (UTI Aérea) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas pousou em Maceió, após aproximadamente cinco horas de voo, trazendo Alexandre José dos Santos a bordo. O alagoano que foi vítima de um acidente de trânsito em Fortaleza, no Ceará, há pouco mais de uma semana.

Maria Izabel conta a reação que teve ao receber a ligação do governador Renan Filho, após o seu vídeo, publicado nas redes sociais, ter repercutido e chegado ao chefe do Executivo Estadual. “Fiquei muito emocionada quando o governador Renan Filho me ligou pessoalmente e conversou comigo por telefone. Isso acalmou um pouco mais o meu coração em meio a tantas angústias e incertezas que eu estava passando com o meu esposo lá em Fortaleza. Hoje em dia eu tenho certeza que existem pessoas boas e de coração esplêndido, que se preocupam com o próximo. E o governador é uma dessas pessoas. Foi uma mobilização incrível para que esse momento pudesse acontecer. Serei eternamente grata a todos que fizeram parte disso e que ainda estão me ajudando”, falou.

Responsável por acompanhar a transferência de Alexandre, o médico socorrista do Samu Alagoas, Jhonat Thaylson, falou sobre o translado. “Esse paciente foi vítima de um acidente automobilístico no Ceará e acabou sofrendo uma lesão na coluna cervical. Durante todo o translado de transferência de Fortaleza para Maceió, priorizamos a estabilização da coluna cervical dele, mantendo-o o mais imóvel possível dentro da aeronave. Graças a Deus não houve nenhum tipo de intercorrência e conseguimos cumprir essa missão com êxito e o paciente conseguirá realizar a cirurgia necessária”, detalhou.

Major do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e piloto da aeronave do Serviço Aeromédico do Samu AL, Diego Mendonça falou sobre o voo. “Foram aproximadamente cinco horas de viagem, onde efetuamos uma parada para abastecer o helicóptero em Natal, no Rio Grande do Norte. Foi uma transferência tranquila, sem nenhuma intercorrência durante o translado. Cumprimos, com êxito a missão repassada pelo governador Renan Filho. Ficamos contentes por ter trazido de volta para a sua terra e para junto da sua família o alagoano Alexandre”, destacou.