Política

AL registra ocupação de 93% dos leitos de UTI covid e pode entrar em colapso

Aumentou, de maneira exponencial, a ocupação de leitos de UTI exclusivos para pacientes de Covid-19 em Alagoas. De acordo o boletim da Secretaria de Estado da Saúde, atualizado nesta quinta (3), 93% de todos os leitos de UTI destinados a estes pacientes estão ocupados no Estado. Em algumas cidades, como Arapiraca, São Miguel dos Campos e Penedo, a ocupação atinge 100%.

Em outras cidades-referência, a exemplo de Palmeira dos Índios, Porto Calvo e Coruripe, a ocupação varia entre 90% e 93%. A situação é grave e fez o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, voltar a se manifestar em suas redes sociais pedindo a ajuda da população. Para o gestor, “a responsabilidade de combater o vírus é de todos nós”.

Dos 1.428 leitos existentes em todo Estado para tratar pacientes da covid, 958 estão ocupados, divididos entre UTIs, UTIs intermediárias e leitos clínicos. Maceió registra 90% de ocupação, enquanto no interior a situação é mais crítica, com 97% dos leitos totais ocupados.

Vacinação avança

Ao entrar no sexto mês de imunização, Alagoas alcançou, nesta quinta-feira (3), a marca de mais de 1 milhão de doses aplicadas com os imunizantes da CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer.

Com isso, o Estado possui 723.602 pessoas vacinadas com a primeira dose de um dos três imunizantes contra a Covid-19 e outros 283.987 cidadãos concluíram o esquema vacinal e estão protegidos após a aplicação da segunda dose. Os dados estão disponíveis e com atualização em tempo real.