Coronavírus

Pacientes com Covid-19 conseguem tratamento com pulmão artificial

ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) foi garantido pela Defensoria Pública do Estado, através de liminares judiciais.

Dois cidadãos tiveram acesso ao tratamento ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) garantido pela Defensoria Pública do Estado, através de liminares judiciais, durante o plantão desse último fim de semana. As ações foram ingressadas pelas defensoras públicas Lidiane Kristhine da Rocha Monteiro e Rafaela Moreira Canuto Rocha Pinheiro, na quinta e sexta-feira, respectivamente, e tiveram respostas favoráveis no mesmo dia.

Há dez dias, a defensora pública Daniela Santos também obteve liminar favorável ao tratamento.

O ECMO, que também é conhecido como pulmão artificial, é uma terapia promovida por meio de um equipamento que retira o sangue através de uma veia para uma bomba, que faz a função do pulmão e ajuda a eliminar o gás carbônico do organismo, como uma membrana artificial. Seu objetivo é permitir uma melhor recuperação da função pulmonar.

Em Alagoas existem quatro equipamentos utilizados para a realização do tratamento, cujo custo diário é de, aproximadamente, R$ 30 mil. Os quatro ECMOs são disponibilizados pelo sistema privado de saúde, não fazendo parte das terapias oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Através do Sus, a sua oferta oferta só é possível por meios judiciais, quando há indicação médica.

Recentes