Brasil

Fã dos Beatles morre de Covid e família procura cartas para filha escondidas em discos vendidos na internet

Uma campanha que viralizou na internet busca encontrar cartas deixadas por um pai, vítima da Covid-19, para a filha que vai completar 15 anos.

O potiguar Karlo Schneider Nogueira, de 40 anos, sempre gostou de fazer brincadeiras de caça-ao-tesouro com a esposa e filhos, mas a última ganhou tons de roteiro de filme e virou uma caçada coletiva na internet.

Schneider morreu com Covid-19 em março de 2021, deixando esposa e três filhos. A mais velha, Bárbara Schneider, tem 14 anos.

Quando Bárbara nasceu, o pai pediu que amigos escrevessem cartas para serem entregues a ela quando completasse 15 anos. Ele também escreveu. Os escritos foram guardados em discos dos Beatles – grupo do qual Schneider era fã.

Karlo Schneider ao lado da filha Bárbara, para quem deixou os escritos — Foto: Arquivo pessoal

O problema é que, por causa da crise financeira, em 2020, ele vendeu grande parte dos discos e as cartas foram juntas.

“Ele botou dentro dos discos porque achou que era algo que nunca ia se desfazer”, contou a amiga Ulla Saraiva, responsável por compartilhar a história nas redes sociais. A postagem registrava mais de 54 mil curtidas e 15 mil compartilhamentos até a tarde desta terça-feira (8).

Segundo a amiga, Schneider tinha entre 500 e 600 discos e ficou com cerca de 150, apenas. “Como ele trabalhava com turismo, quando a pandemia aconteceu, ele perdeu o emprego. E aí, por razões financeiras, ele teve que vender uma boa parte desse material”, falou.

O vinis foram vendidos para sebos e também diretamente para colecionadores de todo o Brasil. Os itens principais da coleção eram discos dos Beatles.

“Ele tinha um material vasto dos Beatles porque ele promovia feiras, estava em contato com grupos de ‘beatlemaníacos’ do Brasil inteiro e ele tinha alguns discos raros, alguns importados”.

A amiga Ulla define essa busca pelos discos como encontrar uma “agulha no palheiro”, já que não há nenhuma pista definida de em qual vinil as cartas possam estar e para quem ele foi vendido.

Karlo Schneider e o filho com camisas dos Beatles — Foto: Arquivo pessoal

“A mulher dele não sabe em qual disco que está. Ela sabe que ele escondeu num disco, porque isso ele contou. Mas ela não sabe em qual disco e onde pode ter ido parar”, disse.

Apesar disso, ela diz que o amigo Karlo Schneider sempre tratou momentos importantes na vida de todos como dias especiais e considera essa busca mais um desses momentos.

Karlo Schneider e a mulher, Alcione, em show de Paul McCartney em Recife — Foto: Arquivo pessoal

“Como ele era uma pessoa divertida e gostava de tornar os momentos especiais, a gente está dizendo que essa é a última caça-ao-tesouro de Schneider, que ele deixou para amigos e família. Ele gostava de fazer as coisas especiais”.

Karlo Schneider em cômodo da casa ilustrado com nomes de canções dos Beatles — Foto: Arquivo pessoal