Agreste

Hospitais de Arapiraca registram 100% de ocupação de leitos de UTI exclusivos para Covid-19

A taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para pacientes com Covid-19, nos três principais hospitais de Arapiraca é de 100%. Os números constam no boletim desta terça-feira, 8, do mapa de ocupação de leitos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

De acordo com o mapa, em números gerais, a taxa de ocupação desses leitos de UTI em Maceió atingiu 91% e no interior do Estado 90%.

Médico coordenador do setor, Warlisson Tenório – Ascom

Nesta tarde a direção do Hospital Regional de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, informou que a unidade está funcionando com sua capacidade de atendimento em níveis de alerta máximo, já que estão recebendo pacientes de outros municípios. “Em muitos casos os pacientes poderiam ser tratados e cuidados em suas cidades, com transferência apenas em caso de agravamento ou quando precisam ser remanejados. Mas o que acontece não é isso: eles são enviados sem critérios mínimos”, explica o  médico coordenador do setor, Warlisson Tenório.

A situação de lotação máxima no Hospital Regional tem sido observada há mais de duas semanas, quando 100% dos leitos de Uti COVID e 90% dos leitos de enfermaria estavam ocupados. “Lembrando que nos casos de UTI, mais de 80% dos pacientes estão utilizando ventilação mecânica, ou seja, intubados”, revelou Warisson Tenório. A situação não é diferente no Hospital de Emergência do Agreste e no Hospital Chama, na mesma cidade.

O alerta é uma forma encontrada pelos médicos que atuam no municípios de apelarem para que a população colabore com as medidas de segurança sanitária e redobre os cuidados para evitar o avanço da doença. O Tenório também faz um apelo para que os municípios ofereçam uma estrutura mínima, inclusive para atendimento de pessoas com síndromes gripais até que a vacinação seja concluída.