Política

Ex-secretário de Maceió vai depor na CPI da Covid no Senado

Secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, em coletiva de imprensa — Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (9), a convocação do ex-secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, para depor. Ele é investigado na operação Falso Negativo, que apura fraudes na compra de testes do novo coronavírus (LEIA MAIS AQUI). No dia 26 de maio, o governador Ibaneis Rocha (MDB) também foi convocado a prestar esclarecimentos, junto a outros oito governadores. Ibaneis deve depor no dia 1º de julho.

Araújo foi ex-vereador por Cajueiro e secretário de Assistência Social na gestão do prefeito Cícero Almeida. Natural do Maranhão, é radicado em Alagoas e presidiu o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal antes de assumir a pasta da Saúde.

Em agosto de 2020, a operação Falso Negativo prendeu a cúpula da Secretaria de Saúde na capital federal. Os gestores foram soltos em novembro e são réus na investigação. A suspeita é de superfaturamento e favorecimento de empresas. As investigações apontavam a existência de uma “lista VIP” que priorizava determinadas pessoas, inclusive políticos, na realização de testes de Covid-19 no Distrito Federal. Mais de 170 pessoas teriam sido beneficiadas.

Nota

Em nota, a defesa de Francisco Araújo, o advogado Cléber Lopes, afirma que ainda não foi informado da convocação, “mas se efetivamente isso ocorrer ele [Araújo] está pronto para prestar todos os esclarecimentos”.

Além do ex-secretário, os parlamentares convocaram, nesta quarta-feira, o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) e o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Alexandre Figueiredo Marques. O auditor é suspeito de produzir uma nota que alegava ter “supernotificação” de mortes por Covid no país.